ACIDENTE NO RS

Queda de avião em Gramado (RS): ‘Não há sobreviventes’, diz Leite

Por Da redação | Sampi
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução / @kleberdual
Queda do avião em Gramado
Queda do avião em Gramado

Um avião de pequeno porte caiu na manhã deste domingo (22) na cidade de Gramado (RS), na região da Serra Gaúcha. A aeronave decolou de Canela (RS) e caiu na região central do município, próximo à Avenida das Hortênsias.

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, afirmou no X que os ocupantes do avião morreram. Ele não informou quantas pessoas estavam na aeronave. Segundo a Defesa Civil, preliminarmente, o avião transportava nove pessoas.

“No momento, a prioridade é garantir o isolamento da área e atender as vítimas que sofreram ferimentos. Infelizmente, as informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram", postou.

Ao menos 15 pessoas foram levadas a hospitais da região, a maioria por inalar fumaça -- duas estão em estado grave.

O governo do Rio Grande do Sul divulgou uma nota sobre o acidente: “A Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul confirma a queda de um avião de pequeno porte em Gramado na manhã deste domingo (22/12). O Corpo de Bombeiros Militar controlou o incêndio decorrente da queda da aeronave, que havia decolado de Canela. O avião colidiu na chaminé de um prédio, depois no segundo andar de uma residência e, então, caiu sobre uma loja de móveis. Destroços ainda alcançaram uma pousada”.

E completou: “No atendimento inicial da ocorrência, pelo menos 15 pessoas foram encaminhadas para o hospital da cidade, a maioria em razão de ter inalado fumaça do incêndio provocado pela queda. O local está isolado pela Brigada Militar. As forças de segurança permanecem no local fazendo o trabalho de rescaldo e resgate. A Polícia Civil investiga o caso”.

Colisão.

Em entrevista à Rádio Gaúcha, o capitão Bastos, da Brigada Militar, disse que a aeronave bateu em um prédio e depois acertou uma casa e uma loja de móveis. Os destroços chegaram também até uma pousada.

O militar disse ainda que o avião atingiu a chaminé de um prédio, na sequência colidiu com o segundo andar de uma casa, com somente uma pessoa que não teve lesões. A loja de móveis estaria vazia.

De acordo com o MetSul, as condições meteorológicas na hora do acidente não eram boas e havia a presença de um forte nevoeiro na região. O trânsito está interrompido na Avenida das Hortênsias e chove bastante lá nesse momento.

A loja 1001 Carros, de carros de luxo, foi atingida por destroços e vidros quebraram, atingindo os automóveis do local.

Investigação.

A FAB (Força Aérea Brasileira) informou em nota que investigadores o órgão regional do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), localizado em Canoas (RS), foram acionados para realizar uma ação inicial envolvendo uma aeronave de matrícula PR-NDN.

"Na ação inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação", explica a FAB.

"Acabo de receber a notícia da queda de um avião em Gramado. Estou acompanhando de perto os desdobramentos do acidente junto a autoridades locais. Envio minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas desta tragédia que acontece no nosso estado", publicou em uma rede social, Paulo Pimenta (PT), ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

“A Rede VOA lamenta a queda da Aeronave PR NDN, que decolou do Aeroporto de Canela (SSCN) e tinha como destino o Aeroporto de Jundiaí (SBDJ). A decolagem aconteceu às 9h12 e a previsão de pouso seria às 11h. Trata-se de uma aeronave particular e não possuímos informações sobre a quantidade de pessoas a bordo”, disse a empresa.

* Matéria em atualização

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários