O Sesi Franca Basquete segue se recuperando no Novo Basquete Brasil (NBB) e agora sonha com as primeiras posições. Na tarde deste sábado, 21, a equipe venceu o Vasco por 88 a 69, em São Januário, no Rio de Janeiro. Esta é a primeira vez que o Franca vence três seguidas na competição e, com isso, fica mais próximo da classificação na Copa Super 8 (disputa entre as oito primeiras equipes do primeiro turno da competição).
O primeiro quarto começou com o Franca aproveitando bem os erros do Vasco. Wesley abriu o placar, e a defesa se firmava bem na zona pintada para pegar os rebotes da equipe cruzmaltina. Wesley, com cinco pontos, foi o destaque do primeiro período, que o Franca venceu por 23 a 13.
No segundo período, o Franca continuou intenso no ataque e brigando pelos rebotes defensivos. Georginho, com 100% nos arremessos, fazia com que a equipe francana ampliasse o placar. Com um 29 a 16 no quarto, a equipe conseguiu ir para o vestiário com uma vantagem de 20 pontos — 49 a 29.
Na volta para o terceiro quarto, o Vasco tentou algumas mudanças, chegando a equilibrar mais a partida, tanto na parte tática quanto na física. O ala-armador Eugeniusz não deixava a vantagem do Franca ficar maior. O quarto, ainda assim, foi vencido pelo Franca por 17 a 15.
Já no último período, com uma vantagem grande, o time comandado por Helinho deu uma relaxada no início. Desta vez, quem estava calibrado era o ala Rafael Paulichi, que anotou 11 pontos no período, sem errar nenhum arremesso. Helinho fez uma parada tática, e o time voltou a pontuar com David Jackson.
Mesmo perdendo o último período por 25 a 19, o time francano venceu a partida por 88 a 69. A equipe volta a jogar antes do Natal contra o Botafogo, também no Rio de Janeiro. Caso vença e tenha uma combinação de resultados, a equipe do Franca pode terminar o primeiro turno na terceira colocação da competição. Com a vitória de hoje, ela está em sexto lugar.
“A gente entrou muito concentrado. O ataque entrou bem e a defesa intensa. A gente soube abrir e administrar a vantagem. Vamos com confiança contra o Botafogo e nosso principal objetivo é terminar o primeiro turno em terceiro lugar. A gente sabe que depende de outros resultados, mas vamos em busca da vitória”, disse o armador Georginho.
Agora, a equipe está mais perto da classificação para a Copa Super 8, que acontece no fim do primeiro turno, no começo do ano. Wesley, com 20 pontos, foi o cestinha da partida. Georginho, com 14 pontos, 9 rebotes e 6 assistências, ficou perto de um triplo-duplo.
Na equipe do Vasco, Eugeniusz, com 17 pontos, e Paulichi, com 15, foram os destaques. O Vasco caiu para oitava posição e se quiser participar da Copa Super 8, precisará vencer o próximo jogo contra o Bauru, também no Rio de Janeiro.
“Foi uma partida abaixo no nível tático, foi a pior partida nesse critério no NBB. Eu também tive um desempenho abaixo e agora, precisamos mudar para buscar a vaga na Copa Super 8”, disse o ala Paulinho, do Vasco.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.