Aos 170 anos, a Santa Casa de Piracicaba se consolidou como pilar essencial à rede pública de saúde, oferecendo suporte médico-hospitalar ao SUS (Sistema Único de Saúde) para Piracicaba e outros 25 municípios, que concentram juntos cerca de 1,5 milhão de habitantes.
Inicialmente modesta, a Santa Casa acompanhou a evolução da medicina, transformando-se em um centro de excelência em saúde. Localizada na região central da cidade, ocupa mais de 60 mil metros quadrados de área, permitindo que pacientes realizem exames e procedimentos sem deixar o complexo Hospitalar.
A estrutura assistencial da Irmandade inclui Pronto Atendimento 24 horas, Maternidade de Alto Risco e serviços de alta complexidade nas áreas de Nefrologia, Neurologia, Cardiologia, Oncologia e Ortopedia. O complexo hospitalar mantém ainda UTIs Adulto, Pediátrica e Neonatal, que são referências para a região.
Com 325 leitos, sendo 202 destinados ao SUS, em 2023 , a Instituição direcionou 84% de seus serviços a pacientes do sistema público, reforçando seu papel na saúde local. Só nos últimos 12 meses, o Hospital registrou uma média de 27 mil atendimentos mensais, 24 mil deles pelo SUS, demanda atendida pelos mais de 1.900 funcionários e 406 médicos, que atuam em diversas especialidades tendo-se como premissa a humanização da assistência.
A Santa Casa também oferece estágios para alunos de instituições de ensino técnico e superior nas áreas de saúde; promove atividades voluntárias e ações de conforto espiritual por meio da Pastoral da Saúde, Capelania Evangélica e Capelania Espírita. Outro exemplo é a atuação do Grupo de Vicentinas, responsável pela confecção de enxovais a bebês carentes que nascem no Hospital.
A atualização dos equipamentos de ponta utilizados no complexo Hospitalar é outro aspecto que reforça essa integração. Com tecnologia avançada, os profissionais podem oferecer diagnósticos e tratamentos mais eficazes, sempre mantendo o foco na experiência do paciente; pois um ambiente que une tecnologia e humanização cria o espaço propício para a recuperação e o conforto.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.