O ano de 2024 em Bauru deve fechar no dia 31 de dezembro como o mais quente das últimas quatro décadas, levando em conta os registros do Centro de Meteorologia da Unesp (IPMet), que começaram em 1984.
Entre janeiro e novembro deste ano, a média de temperatura no município foi de 24,6 graus, de acordo com o site do órgão, que apontava, até agora, os anos de 2015 e 2023 como os mais quentes. Nos dois casos, avaliando os mesmos 11 meses, a média foi de 23,6 graus e de 23,5 graus, respectivamente.
O calor intenso deste ano também foi responsável pelo racionamento mais prolongado de Bauru para os munícipes que dependem da água do Rio Batalha. Cerca de 100 mil moradores enfrentaram por praticamente seis meses o problema. A preocupação com a falta do líquido agora invade até mesmo o período ‘das águas’, que contempla o verão.
VERÃO EM BAURU
O verão brasileiro 2024/25 começa pontualmente às 6h20 deste sábado (21). A estação mais quente do ano terminará no dia 20 de março de 2025, quando terá início o outono no Hemisfério Sul.
Especificamente sobre Bauru e região, de acordo com o meteorologista do IPMet de Bauru, José Carlos Figueiredo, só existem duas ‘estações bem definidas’: a seca e a chuvosa. “A chuvosa começa a partir da segunda quinzena de outubro e vai até o mês de março. A estação seca começa em abril”, explica ele.
Ainda segundo Figueiredo, os sistemas indicam um período chuvoso dentro das médias. Neste caso, o número de dias com precipitações ultrapassa 13 por mês. Assim como a umidade do ar, as temperaturas também aumentam.
O instituto ressalta que as chuvas da estação contribuem para o restabelecimento dos mananciais naturais e reservatórios hídricos da região, além de favorecer o plantio e o desenvolvimento das plantações locais. Contudo, o excesso de água pode saturar o solo, prejudicando determinados tipos de cultivo, além de causar transtornos durante a colheita e nas práticas agrícolas.
Na saúde, os altos índices de umidade e as chuvas favorecem a ocorrência de resfriados, viroses, gripes e dengue, aponta o site do IPMet.
FINAL DE SEMANA
O primeiro final de semana do verão em Bauru deverá ser marcado por chuvas trazidas por uma frente fria. Para sábado (21), o IPMet prevê muitas nuvens, com áreas de chuva e trovoadas isoladas em várias regiões do estado. As temperaturas permanecerão altas.
Já no domingo (22), a frente fria desloca-se para o litoral do Rio de Janeiro, e o tempo ficará com nebulosidade variável e áreas de chuva isoladas, principalmente nas faixas norte e leste, onde a nebulosidade estará mais acentuada. As temperaturas permanecerão altas, variando entre 21 graus de mínima e 31 de máxima.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.