O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou, às 7h25 desta quinta-feira (12), um procedimento médico para prevenir um novo sangramento na cabeça. Segundo apuração do portal G1, a intervenção, que deve durar cerca de uma hora, complementa a cirurgia realizada na terça-feira (10) para drenar um hematoma causado por uma queda em outubro.
Leia também: Novo procedimento em Lula já estava previsto, diz equipe médica
Segundo a equipe médica, o procedimento, chamado de embolização da artéria meníngea média, é minimamente invasivo e não interfere na previsão de alta da UTI, que deve ocorrer ainda hoje.
Lula, de 79 anos, foi submetido à cirurgia emergencial após sentir dores de cabeça persistentes, atribuídas a uma nova hemorragia intracraniana identificada em exames. O hematoma estava localizado nos lobos frontal e parietal, resultado do deslocamento do cérebro no crânio durante a queda.
De acordo com o médico Roberto Kalil, a embolização reduz ainda mais as chances de um novo sangramento. "Embora a probabilidade já fosse pequena, o procedimento aumenta a segurança e foi possível graças à evolução favorável do quadro clínico do presidente", afirmou.
A previsão é que Lula retorne a Brasília no início da próxima semana. Enquanto se recupera, ele segue com visitas restritas e sem compromissos de trabalho.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.