Neste dia 8 de dezembro, Guararapes, município de 33 mil habitantes, completa 96 anos com índices econômicos positivos e crescente destaque em exportações.
Desde 2021, a cidade vem ampliando suas exportações ano a ano. Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) evidenciam um crescimento de 35,0% no acumulado do ano (janeiro-outubro) de 2024, em relação ao mesmo período de 2023.
Segundo o professor, economista e pesquisador em economia local Marco Aurélio Barbosa de Souza, o ano de 2024 registrará um recorde de exportações para o município, com o maior valor exportado nos últimos 20 anos. Ele destaca que a trajetória exportadora evidencia oportunidades de crescimento para 2025.
“É importante ressaltar que a expansão das exportações traz desdobramentos positivos para a economia de Guararapes, pois o comércio exterior é também um elemento de alavancagem do desenvolvimento econômico local, gerando emprego, renda e aumento da produção para a economia do município.”
Em 2024, Guararapes exportou para 24 países, com destaque para Hong Kong (48,29%), Vietnã (9,51%) e Irã (8,90%).
“Guararapes vive também um momento importante em relação ao empreendedorismo, com a abertura de novas empresas, o que vai ao encontro do crescimento e das oportunidades da economia local”, destaca Souza.
Entre janeiro e outubro de 2024, foram instaladas 520 novas empresas em Guararapes, representando um aumento de 10,0% em relação ao mesmo período de 2023.
As empresas abertas abrangem todos os grandes setores produtivos, com liderança do setor de serviços, que registrou 295 novos negócios, seguido pelo comércio com 111 empreendimentos, construção com 47 estabelecimentos, indústria com 46 unidades e agropecuária com 21 negócios.
Souza explica que o perfil das novas empresas evidencia oportunidades para todos os tipos de empreendimentos, com a liderança dos pequenos negócios. Micro e Pequenas Empresas (MPEs) representam 96,2% dos novos negócios, enquanto empresas maiores correspondem a 3,8% do total.
Outro aspecto positivo é a geração de empregos. O município registrou um saldo positivo de 492 empregos entre janeiro de 2021 e setembro de 2024.
Guararapes também se destacou no Índice de Governança Municipal (IGM) do Conselho Federal de Administração (CFA), que avalia a gestão pública em finanças, administração e desempenho. O município alcançou a nota 7,40, ocupando a 33ª posição entre os 527 municípios do grupo 4. O índice também mostrou uma melhoria contínua entre 2022 e 2024.
O prefeito Alex Arruda destaca que o avanço é resultado de investimentos em infraestrutura: “Quando trabalhamos com saneamento básico para todos, esportes em alto nível, iluminação em praças e campos, criamos espaços para a comunidade. Isso atrai empresários, que enxergam o potencial do município.”
Segundo ele, Guararapes deixou de ser apenas uma cidade dormitório, onde as pessoas trabalham em municípios vizinhos. “Uma empresa só, o Frigorífico Humaitá, gera 500 empregos aqui. Além disso, temos várias empresas menores, que empregam até 80 pessoas cada. Esse crescimento está diretamente ligado às exportações.”
Entre os desafios, ele cita a necessidade de atender à demanda crescente. “A CPFL fez um investimento de mais de R$ 20 milhões em uma nova unidade de distribuição para suprir a alta demanda de energia, permitindo a instalação de novas empresas. Precisamos manter essa segurança energética, hídrica, de infraestrutura e locomoção para que as indústrias continuem se interessando por Guararapes”, finaliza.
Comemorações
Para comemorar o aniversário da cidade, a prefeitura promove o tradicional Desfile Cívico, que terá início às 18h, na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro.
O evento, realizado pela Prefeitura por meio do Departamento de Cultura e Turismo, contará com a participação de:
- Equoterapia Municipal
- Crie (Centro de Recuperação e Integração do Excepcional)
- Escolas Municipais
- Instituto Nossa Senhora de Fátima
- Projeto Municipal de Dança (Ballet e Jazz)
- Projeto Municipal de Música (Violão)
- Fundação Mirim
- Educandário
- Novos Actos
- Departamento Municipal de Esportes
- Beisebol
- Etec
- Departamento Municipal de Saúde
- Escola Municipal de Artes Ensino Profissionalizante “Profª Conceição Laura Alves”
- Frota Municipal.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.