Faixa-preta do kung fu, o piracicabano Paulo Augusto Medeiros, 34 anos, vive uma fase transição no esporte. O atleta defende as cores do Brasil desde 2012, com ótimos resultados, mas no ano passado assumiu também o desafio de ser um dos técnicos da CBKW (Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu).
“Fui convidado a integrar o comitê técnico da Seleção Brasileira em 2023, no cargo de auxiliar técnico. Não como técnico principal, pois ainda estou fazendo a ponte e a transição da minha carreira de atleta para a carreira de técnico de equipe”, explicou.
Essa dupla função do esporte, além ainda de comandar sua academia em Piracicaba, deixou a vida bem corrida, mas ele não esconde a satisfação pelo atual momento. Medeiros explicou como administra as duas atribuições.
“Como auxiliar técnico, participo do processo seletivo da Seleção Brasileira, ajudando no treinamento e na avaliação de performance dos atletas”, disse. “E, como atleta, participo dos campeonatos regionais, paulista, brasileiro e pan-americano”, emendou.
VEJA TAMBÉM
Boxe terá time competitivo: ‘muita chance de medalha’, diz Marlon
‘Futebol Solidário’ chega ao quinto ano em Piracicaba
Zé Batista: ‘faremos o melhor para alcançar o pódio’
Para 2025, a agenda está cheia, como comandante e como atleta. “Os próximos eventos começam em fevereiro 2025. Teremos as etapas seletivas da Seleção Brasileira (fevereiro, março e abril). O foco do ano que vem é o campeonato brasileiro em outubro e o campeonato pan-americano em agosto. Mas no primeiro semestre temos os campeonatos regionais e paulista.”
Entusiasta do esporte, o atleta-técnico acredita que o kung fu deverá se destacar muito mais no Brasil nos próximos anos com a nova “safra” que vem por aí. “O esporte vem crescendo a cada ano. Temos vários representantes do kung fu em eventos profissionais de renome”, diz.
Ele conta que o país domina o continente com sobras, mas ainda tem de trabalhar muito para chegar ao nível mundial. “Comparado à América do Sul e América do Norte, o Brasil é o país mais forte da modalidade, conquistando quase sempre o primeiro lugar no quadro de medalhas. Porém, ainda ficamos muito atrás dos asiáticos e europeus”, reconhece.
“Com o meu longo tempo na seleção, vi várias equipes e novas promessas surgirem. O estado de São Paulo sempre foi uma potência nacional no esporte. Mas atualmente estamos dividindo esse posto com Distrito Federal, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro”, finaliza.
PIRACICABA
Medeiros, disse que Piracicaba foi umas das primeiras cidades a ter o Kung Fu no Brasil, “sendo muito forte devido ao trabalho dos antigos professores da geração passada”. “Hoje, estamos tentando recuperar e fortalecer ainda mais o prestígio que nossa cidade merece no esporte”, completa.
O piracicabano sempre enfatiza a importância das artes marciais na formação de caráter e no desenvolvimento pessoal. “O kung fu ensina a crianças e adultos sobre respeito, disciplina, resiliência e determinação. Lutar é diferente de brigar. Praticantes de Kung Fu desenvolvem o autocontrole e, ao contrário do que muitos pensam, os atletas que competem juntos frequentemente estabelecem grandes amizades”.
ATLETA
Desde 2012 na Seleção Brasileira, Medeiros conquistou vários títulos, entre eles, foi bicampeão sul-americano: 2013, na Argentina e 2018, no Uruguai; campeão pan-americano (2015) São Paulo e 8 vezes campeão nacional, além de diversas outras copas internacionais e nacionais.
Recentemente, participou do Campeonato Mundial de Kung Fu, realizado em Baoding, na China, de 24 a 27 de outubro de 2024. O evento reuniu os melhores atletas de Shuai Jiao Kung Fu do mundo e o piracicabano se destacou ao conquistar o prêmio de honra pela melhor técnica aplicada em sua categoria de peso.
Medeiros tem como apoiadores: General Chains do Brasil; Avec - Amino Vital; a Super laminação; Kuttner; P3 móveis e planejados e Maria Candida - saúde integrativa.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.