O Hospital Beneficência Portuguesa de Bauru promoveu a "Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho e Meio Ambiente" (Sipatma). A iniciativa teve o objetivo de promover uma série de atividades voltadas à segurança, saúde, bem-estar e autocuidado de seus colaboradores. O evento ocorreu na semana do dia 25 de novembro.
A iniciativa foi promovida pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) e pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do hospital.
Para chamar a atenção dos participantes para as boas práticas de segurança no ambiente de trabalho, os organizadores incluíram atividades lúdicas e interativas. Um dos destaques foi a criação de um cenário temático sobre o impacto dos acidentes. A decoração de Halloween, com zumbis e bruxas, convidava os participantes a entrarem no "túnel dos acidentes".
Entre as atividades, houve a demonstração do descarte correto e seguro de perfurocortantes, utilizando uma caixa coletora viva que oferecia doces ou "picadinhas", que simbolizavam os riscos de acidentes com esses materiais.
A equipe da Educação Continuada e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) também contribuiu para a ação. Os profissionais revisaram com os colaboradores sobre os conceitos de lavagem das mãos, essencial para a prevenção de infecções hospitalares.
Também foi construído um "espelho das afirmações", no qual cada colaborador foi convidado a refletir sobre quem é a pessoa mais importante a ser cuidada: ele mesmo. Os participantes reafirmaram o compromisso com a segurança no trabalho e receberam um lembrete importante, um cartão com a frase "Nosso maior sonho é que você trabalhe com segurança".
A engenheira coordenadora do Sesmt Natália Negrete comentou sobre a importância de promover a conscientização de forma descontraída. "Estamos em um meio onde é comum estarmos sempre cuidando do outro, mas precisamos também ter esse olhar para o autocuidado. A analogia com o tema de terror foi uma forma divertida de despertar essa consciência nos colaboradores", afirmou.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.