Depois de um dia fresco, com máxima em 20°C e céu fechado nesta quarta-feira (4), a temperatura volta a subir gradualmente na cidade de São Paulo a partir desta quinta (5).
Segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os termômetros devem chegar a 24°C ainda com muitas nuvens e chuvas isoladas, até com intensidade, porém, de curta duração. Mas na sexta-feira (6) há tendência de a máxima chegar a 31°C na estação meteorológica do Inmet no Mirante de Santana, zona norte paulistana. Subindo para 33°C no sábado (7).
De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da Prefeitura de São Paulo, entre o meio e o fim da tarde de sexta-feira, a combinação de tempo abafado com a entrada da brisa marítima favorece a formação de instabilidades que provocam chuva em forma de pancadas rápidas e isoladas, com baixo potencial para formação de alagamentos.
O Inmet manteve alerta amarelo, de perigo potencial de acumulado de chuva até o meio da manhã desta quarta-feira, para o vale do Paraíba, Baixada Santista e litoral norte paulista.
Segundo o órgão federal, a previsão aponta para essas regiões acumulado de até 50 mm de chuva, mas com baixo risco de alagamentos e possibilidade de pequenos deslizamentos em áreas de risco.
Em Santos, a máxima nesta quinta deverá atingir 27°C, com previsão de trovoadas à tarde. Na sexta-feira e no sábado, entretanto, a temperatura poderá atingir 36°C e 40°C, respectivamente.
No litoral norte, os termômetros também podem chegar a 40°C no fim de semana, em Caraguatatuba, conforme o Inmet.
O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) afirma que há riscos moderados para eventos hidrológico nesta quinta nas regiões de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, no norte e no noroeste paulista, respectivamente.
Em Campos do Jordão, na região do Vale do Paraíba, nesta quarta-feira houve um deslizamento de terra na Vila Santo Antonio. De acordo com a Defesa Civil estadual, uma residência teve de ser interditada preventivamente e a família foi encaminhada para casa de parentes.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.