Moradores de pelo menos 28 bairros de Franca, abrangendo as regiões sul, leste, oeste, norte e central, utilizaram as redes sociais neste fim de semana para manifestar indignação com os serviços de coleta seletiva e de lixo comum.
Segundo os relatos, um dos principais problemas é a falta de eficiência na coleta: “Os coletores não pegam todo o lixo e deixam sacos para trás. Moradores de rua e catadores rasgam os sacos e espalham a sujeira pela calçada ou rua”, reclamam.
Um morador do Jardim Noêmia relatou que, ao longo de novembro, registrou repetidamente, por meio das câmeras de segurança de sua residência, cenas em que moradores de rua ou catadores rasgam os sacos de lixo, deixando o material espalhado pela via. O gerente de vendas aposentado afirmou que a situação tem gerado transtornos constantes em frente à sua casa.
Além disso, moradores de outros bairros relatam problemas similares ou até mais graves. Muitos reclamam que o caminhão da coleta seletiva não passa há meses em suas ruas e, quando passa, deixa parte do lixo. Na coleta comum, o problema é a exigência de sacos pretos para recolhimento, resultando em lixo acumulado.
“Já desisti de fazer tudo certinho. Comprei saco colorido, sinalizei, fiz de tudo, mas parece que eles não querem trabalhar corretamente. Depois, fica uma porcaria na frente de casa porque vem pessoas ou até cavalos e rasgam tudo”, desabafa uma pespontadeira de 53 anos, moradora do bairro São Luiz, na região leste de Franca.
Além desses bairros, moradores de diversas outras regiões também denunciaram a situação, incluindo locais como:
- Jardim Lima
- Jardim Tropical
- Jardim Francano
- Higienópolis
- Polo Clube
- Jardim Redentor
- Pulicano
- Meireles
- João Liporoni
- São Luiz
- Aeroporto I, II e III
- Jardim Noêmia
- Primo Meneghetti
- São Joaquim
- Recanto Elimar
- Prolongamento Angela Rosa
- Jardim Piratininga
- Brasilândia
- Centenário
- Jardim Luiza
- Jardim Paulistano
- Jardim Veneza
- Santa Terezinha
- Ana Dorothea
- Parque das Esmeralda
- Jardim Paulista
Nota oficial da Prefeitura
Em resposta às reclamações, a Secretaria de Meio Ambiente informou que a empresa responsável pelo serviço de coleta de lixo passou por uma verificação do sistema de GPS dos caminhões, constatando que as rotas seguem sendo realizadas conforme o planejamento. Uma equipe de supervisores está realizando uma inspeção geral na cidade para averiguar os fatos relatados. A população pode registrar reclamações diretamente com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (16) 3711-9440 ou com a empresa Sempre Franca pelos números (16) 2104-8200 e 0800 591 6842.
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Comentários
4 Comentários
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Alexandre 05/12/2024Acho que faltou na lista a vila Formosa, nas redondezas do \"querido e amado\" centro POP. Se tem fiscalização mesmo, solicito a eles que também inclua esse sofrido bairro, na rota.
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Walter Cintra 04/12/2024Secretaria do meio ambiente, não resolve nada! A empresa que presta o serviço, de coleta seletivo não resolve nada! Já entrei em contato com os dois, secretário meio ambiente e a empresa que supostamente faz a coleta, e não dão a menor importância.
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Adriana França 04/12/2024Não adianta reclamar diretamente na secretaria isso e comum eles não recolhem o lixo todo já fiz inúmeras reclamações até mesmo na secretaria e não obtive resposta até hj, uma verdadeira palhaçada essa empresa, fora que faz muito tempo que não vejo passar na minha rua os varredores, tbm reclamei e nunca tive sucesso, quando agente fala direito com os coletores eles falam que o salário não e compatível com o grau de esforço do serviço.
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Rafaela 04/12/2024A coleta está uma porcaria....assim como outros serviços da prefeitura!