A equipe do setor de radioterapia do Hospital Unimed Bauru foi homenageada com uma moção de aplausos no plenário "Benedito Moreira Pinto" da Câmara Municipal. A iniciativa partiu do vereador Junior Lokadora (Podemos) e foi aprovada por unanimidade. A cerimônia foi realizada na quinta-feira (21).
Junior Lokadora enfatizou a humanização, carinho, amor, dedicação e empatia da equipe de radioterapia. Ele destaca que cuidar do próximo é um trabalho árduo que se manifesta no dia a dia. A cerimônia reuniu o vereador, pacientes, profissionais da equipe e o Dr. Cazuo Arakawa, médico responsável pela inauguração do setor.
Na ocasião, foi destacado o pioneirismo do serviço, pois é o primeiro setor de radioterapia próprio de uma cooperativa médica. Desde a inauguração, a equipe já realizou mais de 3 mil tratamentos. Após 2019, começou a atender pacientes do SUS, contribuindo para a redução das filas de espera na saúde pública. O serviço integrou o Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS-6) em 2022 e passou a atender cerca de um terço dos pacientes de radioterapia do SUS.
A médica radio-oncologista e coordenadora Tatiana Taba ressaltou o impacto do serviço no tratamento de câncer. Ela enfatizou que a radioterapia é essencial para o controle tumoral, redução de sintomas e alívio da dor. A profissional agradeceu aos pacientes e explicou sobre a história do setor de Radioterapia na Unimed Bauru.
Tatiana destacou o "sino da vitória", introduzido em 2019, que marca o término do tratamento e simboliza a superação de pacientes e a dedicação da equipe. "Quando o paciente toca o sino, a vitória é de todos nós. Nosso compromisso é manter o cuidado empático, respeitoso e cheio de amor", afirmou a médica.
A moção teve depoimentos de pacientes e familiares, que relataram o acolhimento recebido e reforçaram o reconhecimento da equipe de radioterapia do Hospital Unimed Bauru. O evento foi encerrado com uma mensagem de valorização ao trabalho dos profissionais de saúde, fundamentais para promover bem-estar e esperança.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.