O comércio de rua e lojas dos corredores comerciais em Piracicaba vão funcionar em horários especiais nos dias 29 e 30 de novembro, para aproveitar a Black Friday. O horário das lojas foi confirmado pelo Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e Região).
Saiba mais
- Isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil: entenda mudanças
- Alerta: tempestades estão a caminho de Piracicaba, diz previsão
- Moana 2 é destaque no cinema de Piracicaba nesta quinta-feira
De acordo com a escala, no dia 29 de novembro, data da Black Friday, as lojas vão funcionar das 8h às 22h enquanto que, no sábado, dia 30 de novembro, as lojas vão abrir das 8h às 18h. Ainda segundo o Sincomércio, as lojas do Shopping Piracicaba funcionam no horário convencional, das 10h às 22h, nos dois dias. Os supermercados trabalham com escalas próprias.
A abertura do comércio em horário especial e feriados é permitida mediante acordo feito entre o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e Região) e Sincomerciários (Sindicato dos Empregados no Comércio de Piracicaba).
Origem
A Black Friday é um evento anual que acontece na última sexta-feira do mês de novembro com uma série de descontos e promoções oferecidas pelas lojas. A data foi criada nos Estados Unidos e as principais teorias sobre o surgimento do dia dizem que o nome foi criado por policiais em uma cidade da Filadélfia, que usaram a expressão em meados dos anos 1950 para se referir ao caos no trânsito no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças. A data remetia ao retorno de muitas famílias à cidade natal e, por isso, lojas locais aproveitavam a oportunidade para abrir mais cedo e atrair mais clientes.
Outra teoria diz que a primeira vez que o termo foi usado foi em 1869, mas sem ligação com o sentido em que é empregado hoje em dia. Na época, o termo foi usado para se referir a uma queda na bolsa de valores, quando dois homens estavam comprando ouro em grande quantidade para vender mais caro. Ao perceber a manobra, o governo norte americano resolveu vender cerca de US$ 4 milhões da reserva de ouro, o que fez com que o preço despencasse e causasse uma grande queda na bolsa de valores. O episódio aconteceu em uma sexta-feira, por isso, ficou conhecido como Black Friday.
No Brasil, o nome surgiu em 2010, quando um grupo de 50 varejistas se uniu para importar a tradição para o país e aumentar as vendas.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.