SIMULADO

Tiros, granadas e reféns: PM faz treinamento de combate no Vale

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação / PM
Treinamento visa aprimorar a resposta da PM a situações de alta complexidade
Treinamento visa aprimorar a resposta da PM a situações de alta complexidade

A Polícia Militar realiza uma série de treinamentos simulados na RMVale para aprimorar sua resposta em situações de alta complexidade. Segundo a corporação, as ações ocorrem em diferentes cidades e cenários, incluindo centros de compras e áreas urbanas estratégicas.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Os exercícios começaram no último domingo (24) e seguem até esta quarta-feira (27), em localidades como Caraguatatuba, São José dos Campos e Piquete, sempre com foco no treinamento técnico-operacional do efetivo.

No último domingo (24), o Serramar Shopping, em Caraguatatuba, foi palco de um simulado envolvendo forças como Radiopatrulhamento, Força Tática e Corpo de Bombeiros.

A operação reproduziu cenários críticos para testar protocolos de resposta integrada em locais de grande circulação, reforçando a segurança da população e a eficiência dos agentes.

Em São José dos Campos, o Shopping Centervale sedia, nesta quarta-feira (27), a partir de 8h30, um exercício que simula um roubo com reféns em uma joalheria. A ação ocorre no piso térreo do centro de comprar e busca fortalecer as habilidades operacionais dos policiais do 1º BPMI (Batalhão de Polícia Militar do Interior).

Em Piquete, também nesta quarta, às 22h, o foco será o combate a crimes envolvendo caixas eletrônicos. A simulação incluirá granadas e disparos de festim, reforçando a necessidade de ampla comunicação com os moradores para evitar alarmes. As ações serão coordenadas pelas equipes do 23º BPM/I.

Os treinamentos contam com o apoio de órgãos públicos e privados, como equipes de segurança dos shoppings envolvidos. Essa colaboração busca aprimorar a integração entre diferentes setores, criando protocolos que garantam maior eficácia e agilidade nas respostas a emergências.

Além de elevar a capacitação técnica do efetivo, os simulados também têm como objetivo conscientizar a população sobre a importância desses treinamentos, garantindo que os moradores e frequentadores dos locais entendam que as ações são planejadas e seguras.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários