AÇÃO EM JUNDIAÍ

Prefeitura age preventivamente para mitigar transtornos de chuvas

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Ocorre em Jundiaí, até março de 2025, a Operação Chuvas de Verão
Ocorre em Jundiaí, até março de 2025, a Operação Chuvas de Verão

As chuvas cada vez mais intensas e volumosas, em um curto período, exigem ações assertivas e preventivas a fim de mitigar os estragos e proteger a população. Sendo assim, a administração executa, até março de 2025, a Operação Chuvas de Verão. A ação é coordenada pela Defesa Civil e conta com a participação de outras frentes do Poder Público e órgãos externos.

Segundo o comandante da Defesa Civil, João Osório Gimenez Germano, as ações iniciam ao término da Operação Estiagem – período crítico de seca que resultou em inúmeros focos de incêndio. “O planejamento tem dado resultado, uma vez que não registramos ocorrências graves, com vítimas, há muitos anos. No período, é feito o monitoramento, a atuação preventiva e as ações em casos de urgências e emergências em áreas de risco. São mais de 65 mil ações executadas”, ressalta.

Período crítico das chuvas demanda planejamento e ações preventivas
Além da Defesa Civil, a força tarefa é composta pelas Unidades de Gestão de Serviços Públicos (UGISP), Mobilidade e Transporte (UGMT) e Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) e CPFL Piratininga. Os técnicos de cada área realizam reuniões periódicas para traçar estratégias e monitorar as ações. “O foco é na prevenção. Por isso, realizamos limpezas e desassoreamento de rios, córregos, ampliação de canais de drenagem e bocas de logo. Além disso, o trabalho de poda de árvores é permanente. Estamos com equipes preparadas para sair às ruas caso sejam acionadas”, explica o gestor da UGISP, Eduardo Valença.

“Jundiaí tem, desde o início da gestão do Prefeito Luiz Fernando Machado, atuado de maneira preventiva, com os planos de operação específicos para os períodos de seca e chuva, desenvolvidos pela Defesa Civil. Cuidar das pessoas demanda planejamento e assertividade na execução das ações”, explica o gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael.

Havendo necessidade, a população pode contatar a Defesa Civil pelo número 4586-0666 ou 199. Para receber os alertas, basta mandar mensagem de texto SMS para o número 40199 informando o CEP.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários