A Polícia Militar realiza a operação Cosud 2 com ações especiais na divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Participaram policiais de São Paulo e de Minas. A operação segue até domingo (17), com diversas ações pelo Vale do Paraíba.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
As equipes policiais das cidades de Delfim Moreira e Piquete realizaram ações de fiscalização de veículos e abordagens a pessoas.
A operação tem como foco as divisas entre cada um dos os estados participantes do Cosud (Consórcio de Integração Sul e Sudeste), incluindo o estado de Mato Grosso do Sul.
“O objetivo da ação é preservar a ordem pública e garantir a percepção de segurança da população, por meio da atuação da Instituição de forma robusta e integrada com outros estados e outros órgãos”, disse a PM.
O Cosud foi criado em março de 2019 para fortalecer a cooperação entre os governos das regiões sul e sudeste do país e do Mato Grosso do Sul, e assim impulsionar ações socioeconômicas e ambientais em prol do Brasil.
A primeira operação do Cosud, ocorrida de 8 a 12 de maio, foi um sucesso e motivou a coordenação dessa nova edição, informou a PM. Várias ações estão sendo desencadeadas pelo Vale do Paraíba, na divisa com cidades de Minas Gerais.
“O Cosud considera que o caminho efetivo para se atingir o processo de desenvolvimento pretendido para as regiões inclui o fortalecimento dos laços de cooperação, a troca de experiências, o planejamento conjunto de ações e de políticas de enfrentamento aos desafios que afligem a população. O enfrentamento e a diminuição da criminalidade passam por medidas como o compartilhamento e a integração das bases de dados, pelo estabelecimento de um gabinete integrado de segurança, entre outras medidas”, disse a PM.
Vale da Fé.
Em paralelo, a Polícia Militar realiza a Operação Impacto-Letalidade em toda a região do 23º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), que atua no Vale Histórico e no Vale da Fé.
Segundo a PM, a operação consiste na fiscalização e abordagens a adegas e estabelecimentos comerciais. O objetivo é a prevenção de delitos, em especial aos crimes contra a vida, a captura de criminosos procurados e a manutenção da ordem pública nos locais fiscalizados.
A operação já fiscalizou oito estabelecimentos, abordou sete veículos e 35 pessoas, e prendeu duas pessoas por tráfico de drogas.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.