Uma equipe da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3° BPAmb, durante patrulhamento preventivo no centro de Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo, realizou uma fiscalização em comércios de pescado, visando o combate à venda de espécies ameaçadas.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Durante a vistoria, foi identificado em um estabelecimento um exemplar de caranha (Lutjanus cyanopterus) à venda. Em uma van estacionada em frente ao local, pertencente a um dos sócios do comércio, foram encontrados diversos exemplares da mesma espécie, totalizando 297 quilos. Em outro estabelecimento próximo, mais 90 quilos de caranha foram encontrados em exposição e armazenados.
A caranha é uma espécie classificada como vulnerável na lista oficial de animais ameaçados de extinção. Diante do flagrante, foram emitidos Autos de Infração Ambiental para os responsáveis, com multas de R$ 27 mil e R$ 9 mil, respectivamente, pelo crime de "comercializar espécies provenientes de pesca proibida". Os autuados deverão comparecer à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo para prestar esclarecimentos e poderão responder judicialmente pelo crime ambiental.
Ao todo, foram apreendidos 11 exemplares da espécie, totalizando 387 quilos, que foram doados a instituições filantrópicas da região, como Santa Casa, Lar Vicentino e Guarda Mirim, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade e reafirmando o compromisso social da Polícia Militar Ambiental.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.