A Polícia Militar Ambiental aplicou uma multa de R$ 33 mil a um morador em Santo Antônio do Aracanguá por maus-tratos a animais, após denúncia anônima que revelou uma situação crítica de abandono.
Durante uma fiscalização nessa terça-feira, 12, a equipe constatou que nove cães viviam em condições precárias de higiene e saúde. Um dos animais já estava morto no local, e outro precisou ser sacrificado devido ao estado avançado de leishmaniose.
Os fiscais municipais de Vigilância Sanitária foram acionados pelos moradores, que alertaram sobre o abandono e as condições deploráveis dos cães. No imóvel, os agentes verificaram que o único morador havia deixado os animais sem cuidados por dias, o que resultou na morte de um deles e no sofrimento dos demais.
Diante dos fatos, foi lavrado um Auto de Infração Ambiental (AIA) contra o infrator. Além da multa, o homem também foi indiciado criminalmente, que prevê sanções para maus-tratos contra animais.
A Polícia Ambiental informou que o autor do crime não foi conduzido ao plantão policial, pois se encontra em local desconhecido. A autuação será publicada no Diário Oficial do Estado para continuidade das medidas legais.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.