DIEGO FRIGGI

Prefeitura e Estado dizem que não receberam pedido de UTI

Por Leandro Vaz | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Da redação
Reprodução
Diego morreu na Unimed
Diego morreu na Unimed

Foi enterrado na tarde desta terça-feira (12) o corpo do influenciador digital Diego Friggi, 35 anos, de São José dos Campos. Diego morreu no último domingo (10), no pronto atendimento da Unimed da cidade. Horas antes da morte, por meio de stories, o influenciador fez críticas à falta de vagas na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). De acordo com a família, Diego estava há dois dias no local, esperando uma vaga na UTI.

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"Estou há dois dias aguardando uma vaga 'SUS' de leito UTI e até agora nada. Cadê a saúde de nossa cidade?", escreveu.

De acordo com a família, após tratar uma pneumonia em casa, Diego procurou o PA da Unimed e foi diagnosticado com embolia pulmonar, com a necessidade de ir para um leito de UTI. O convênio, porém, informou que o cliente estava em um período de carência e teria que aguardar um leito SUS. Na ocasião a Prefeitura já havia dito que, por lei, o convênio deveria se responsabilizar pelo atendimento.

Em reportagem exibida pela TV Vanguarda, nesta terça, a Prefeitura reforçou ainda que não recebeu oficialmente nenhum pedido de transferência do paciente para a rede pública, nem pedido de leito de UTI.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que nenhum pedido de transferência foi feito via sistema CROSS, que faz a regulação de vagas.

Em nota, ontem, a Unimed deu a versão para o caso.

“A Unimed São José dos Campos informa que o paciente Sr. D.G.F recebeu toda a assistência médica e hospitalar necessária, com aplicação de protocolos de atendimento adequados pela equipe médica e multiprofissional.

Esclarecemos, ainda, que a busca por vaga para transferência ao Sistema Único de Saúde (SUS) foi realizada devido a questões administrativas, sem causar qualquer prejuízo ao atendimento prestado ao paciente.

Reafirmamos nosso compromisso com a segurança e qualidade dos serviços oferecidos aos nossos clientes, cumprindo rigorosamente todos os critérios regulatórios previstos pela legislação, especialmente no que se refere aos atendimentos de urgência e emergência.
Nos solidarizamos com a família do paciente e permanecemos à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais, sempre respeitando a privacidade dos dados pessoais."

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