A Promotoria de Justiça de Franca, em parceria com a Seleta, empresa encarregada da limpeza da cidade, recolheu santinhos espalhados por candidatos em frente aos locais de votação nas eleições do último domingo, 6. São materiais de propaganda para prefeito e vereadores.
O material foi ensacado e já está em poder da Polícia Civil, em uma sala do 3º Distrito Policial, na CPJ (Central de Polícia Judiciária).
Servidores públicos já começaram, nesta quarta-feira, 9, o trabalho de separação dos santinhos, para a notificação dos candidatos "sujões", que infringiram a Lei Eleitoral, que proíbe o derrame de material às vésperas e no dia das eleições.
No sábado, 5, a Promotoria divulgou nota com as recomendações da proibição assinada pelos promotores Paulo César Corrêa Borges, representando a 291ª Zona Eleitoral, e Carlos Henrique Gasparoto, representando a 46ª, com cópia para as polícias Civil e Militar, além dos próprios presidentes dos partidos políticos.
O próximo passo da polícia, juntamente com a Promotoria, é analisar imagens de câmeras de segurança nas proximidades dos locais que receberam derrame de santinhos para identificar as pessoas ou os possíveis candidatos que cometeram a infração. Além de ser crime eleitoral, existe uma Lei Municipal que prevê multa de R$ 8 mil aos infratores.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
Comentários
9 Comentários
-
NARA 11/10/2024Importate que seja divulgada a real punição, sou a favor de multa para qualquer tipo de vandalismo, considero isto vandalismo publico.
-
Darsio 10/10/2024Que sejam aplicadas multas bastante salgadas.
-
Wagner 10/10/2024A multa é uma punição muito branda, tem que caçar o diploma dos eleitos e torná-los inelegíveis por 8 anos, no Brasil o crime compensa.
-
Rhioda Warz 09/10/2024Punição da Prefeitura: R$10,00 de multa...
-
Valeska 09/10/2024Deveria ter andamos causados se tiverem sido eleitos,e arrados por 8 anos
-
Tiago 09/10/2024A força do estado age muito rápido e eficientemente para combater crimes fáceis e de baixo risco e sem muita importância, mas é muito resistente contra crimes que realmente prejudicam a sociedade como a onde de roubos que estamos vendo na cidade. Por isso lutem por uma sociedade onde o estado não seja o protagonista.
-
Antonio Carlos 09/10/2024Vira nada, isso é apenas pra fazer mostrar que o MP não continua dormindo em berço esplêndido. Dá lá um processando aqui, outro ali, uma multinha acolá, recursos/serviço pra advogados/notícias para periódicos/recheio de ar pra pasteis/ e, se, se tanto, uma advertência e comparecimentos aos cartórios eleitorais para justificações e autorização juducial para reciclagem do papel varrido, juntado é colocado em sacos plásticos que são esses mostrados na foto do jornal.
-
Claudinei Deolindo de Queiroz 09/10/2024Top Parabéns a promotoria Esses bandos de porções deveriam ser banidos da política
-
Dirceu 09/10/2024Mais dinheiro gasto a toa.... pra que identificar quem jogou os santinhos??? Se o cara joga o santinho do candidato ZÉ.. é o ZÉ que mandou e pronto. Vai perder tempo e não vai punir ninguém.