EM PIRACICABA

Festival Perifa Presente em Movimento destaca arte da periferia

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 2 min

O Coletivo Coisa Preta realiza neste sábado (31) e no domingo (1°) o Festival de Arte Perifa Presente em Movimento, em Piracicaba. O evento, que reúne sessões de cinema, apresentação de danças, shows de samba e hip, mesa de discussões, além de artes plásticas, está marcado para acontecer no Centro Cultural de Capoeira Quilombo dos Ancestrais, na rua Ingá, n° 824, no Jardim São Paulo. O evento tem apoio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e parceria do Centro Cultural de Capoeira Quilombo dos Ancestrais e do Sindicato dos Bancários de Piracicaba.

Saiba mais

Salão de Humor tem 19 mostras paralelas além da principal

O Coletivo Coisa Preta é idealizado por Eva Prudêncio e Mayra Kristina de Camargo. De acordo com a apresentação do evento, o objetivo do festival é dar oportunidade “às crianças e jovens periféricos um outro olhar sobre a realidade que os cerca e, assim, talvez, despertar a curiosidade, a criatividade e atitude de desafio frente ao desconhecido, de forma a possibilitá-los ultrapassar limites impostos injustamente e alcançar o pleno gozo de seus direitos, enquanto seres humanos dignos e capazes de progredir em suas jornadas, transformando a si e melhorando o mundo à sua volta, ultrapassando
os limites do que seria tido, até então, como impossível”. Além disso, o festival tem como objetivo ocupar espaços excluídos do perímetro cultural e transformá-los em um espaço de discussão de ideias, de exercício da cidadania, interação e expressão cultural.

A programação começa no sábado, às 14h, com uma sessão de cinema, seguida de uma apresentação e oficina de dança afro, roda de capoeira, apresentação de hip-hop, samba de lenço e roda de samba. No domingo, a programação continua a partir das 10h, com uma mesa de discussões com o tema “Artes, Favelas e Lideranças Comunitárias”, contação de histórias, intervenções cênicas, oficina de grafite, além do Sarau “Um Salve das Minas” e a apresentação de rap feminino do grupo 4MP. A entrada é gratuita e a classificação é livre para todos os públicos.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários