VAI BUSCAR O OURO

Jundiaiense vence na estreia das Paralimpíadas e garante medalha

Por Luana Nascimbene |
| Tempo de leitura: 2 min
Silvio Avila/CPB
As brasileiras voltam à mesa amanhã (30), a partir das 7h, pelas semifinais
As brasileiras voltam à mesa amanhã (30), a partir das 7h, pelas semifinais

A atleta de tênis de mesa, Joyce Oliveira, nascida em Jundiaí, venceu o duelo de estreia dos Jogos Paralímpicos de Paris e garantiu uma medalha para o Brasil. Pelas quartas de final da classe WD5, Joyce e Cátia Oliveira derrotaram a dupla egípcia Fawzia Elshamy e Ola Soliman por 3 a 0 (parciais de 11 a 1, 11 a 7 e 11 a 4) e se classificaram para as semifinais.

Como não há disputa pelo terceiro lugar na modalidade, a medalha para a dupla já está garantida e agora só resta saber a cor. As brasileiras voltam à mesa amanhã (30), a partir das 7h, para enfrentar a dupla sul-coreana Seo Su Yeon e Yoon Jiu. As asiáticas são cabeças de chave número 1 do torneio.

Em caso de vitória na semifinal, Joyce e Cátia se classificam para a grande final e vão disputar a medalha de ouro. Se forem derrotadas para as sul-coreanas, a dupla brasileira ficará com o bronze.

Além da categoria duplas, a atleta jundiaiense também irá competir por medalha na categoria individual, que começa a partir do dia 7 de setembro.

A ATLETA

Nascida em Jundiaí, Joyce Fernanda de Oliveira Quinzote, de 34 anos, é atleta de tênis de mesa e compete pela Classe 4 (para cadeirantes). 

Em 2002, um ponto de ônibus caiu em cima de Joyce quando ela tinha apenas 12 anos, a deixando paraplégica. Ela conheceu o tênis de mesa durante uma visita à AACD, em São Paulo.

A paratleta foi convocada para vestir as cores da Seleção Brasileira pela primeira vez em 2007 e já coleciona títulos. Suas principais conquistas são: ouro nas duplas femininas WD5-10 e nas duplas mistas XD10 e prata na individual feminina nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023; ouro no individual e por equipes nos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019; ouro no individual nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara 2011; bronze por equipes nos Jogos Parapan-Americanos Rio 2007.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários