ENGENHO CENTRAL

Engenho e desenvolvimento de Piracicaba são temas de palestra

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação

O IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba) promove no próximo dia 27 de julho a palestra Engenho Centrral de Piracicaba: da Sesmaria ao Parque, com o arquiteto e urbanista Marcelo Cachioni. O evento será no Armazém 14 do Engenho Central, com início às 10h e entrada gratuita.

Saiba mais

Saiba maisA história do Engenho Central é rica. Cachione, lembra que o local foi o sítio original da povoação de Piracicaba e tradicionalmente atuou como estaleiro de barcos. “Após a sua mudança para a margem direita em 1784, o local foi destinado à nova concessão de sesmaria para o capitão Francisco Franco da Rocha, onde decidiu montar um Engenho de Açúcar, o qual, após sua morte, foi passado à sua esposa, dona Maria Arruda e sucessivamente a demais proprietários”, diz. Além dessa, outras histórias que marcaram a Piracicaba que se desenvolveu com base na atividade do Engenho Central também serão contadas na apresentação.

Cachioni é especialista em patrimônio arquitetônico e mestre em urbanismo pela PUC Campinas, além de doutor em arquitetura e urbanismo e pós-doutor pela FAU-USP. Ele, também, atua no Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial da Prefeitura Municipal de Piracicaba. É professor do curso de arquitetura e urbanismo do Centro Universitário Einstein de Limeira.

A série de palestras do IHGP, que acontece uma vez por mês e com temas variados, tem como objetivo resgatar a história de Piracicaba em eventos voltados para toda a sociedade piracicabana. A programação ocorrerá até novembro sempre na última semana do mês. A palestra Engenho Central de Piracicaba: da Sesmaria ao Parque, com Marcelo Cachioni, acontece no próximo  dia 27 de julho, no Armazém 14 do Engenho Central. A entrada é gratuita. Reservas de lugares podem ser feitas pelo WhatsApp (19) 97140-1872.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários