![Samu afirma ter volume de ocorrências acima da média](https://sampi.net.br/dir-arquivo-imagem/2024/07/7bdbd8c8e4484cc8059bb101b397f30e.jpg)
Um passageiro do transporte coletivo de Campinas afirma ter esperado cerca de 8 horas pelo atendimento do Samu após um incidente dentro de um ônibus nesta segunda-feira, 22.
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Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp), que representa as empresas que operam o transporte coletivo de Campinas, um passageiro da linha 125 sofreu uma queda por volta de 12h50 após o ônibus ter de frear bruscamente na avenida Presidente Juscelino, na Vila Pompéia, após um carro ter desrespeitado o sinal de parada. Nesse momento um passageiro que estava em pé e iria passar pela catraca caiu e bateu as costas e a cabeça em uma barra do ônibus. Ainda segundo o SetCamp, o resgate foi acionado em seguida.
A espera longa pelo Samu
O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) informou que foi acionado por volta das 13h30 para atender a ocorrência, que foi relatada sendo de um homem que teria caído da própria altura e apresentava dor lombar, sem qualquer referência sobre acidente de trânsito.
Diante do relato, e em função de um volume acima da média de ocorrências com maior gravidade, o Samu afirma que só foi possível socorrer o homem no início da noite. Foi enviada uma ambulância básica, e em seguida o passageiro foi encaminhado para o Hospital Ouro Verde, passou por atendimento, e foi liberado.
Volume acima da média
O Samu informou que atende, em média, 200 ocorrências por dia, e os pacientes passam por classificação de risco a partir das informações relatadas por quem aciona o serviço. Isso ocorre para que os pacientes de maior gravidade tenham prioridade no atendimento.
Também segundo o Samu, nesta segunda-feira o serviço realizou um volume de atendimentos acima da média, com 230 deslocamentos, sendo 114 atendimentos por viaturas em via pública e 47 atendimentos de transferência.
Samu opera com 10 ambulâncias
O Samu desmentiu a informação que apenas quatro ambulâncias estariam atuando ontem, e informou que o serviço está operando com 10 ambulâncias, sendo três avançadas e sete básicas. Outras cinco estão em manutenção preventiva ou corretiva, com previsão de retorno no decorrer da semana.
O que diz a Emdec?
A Emdec, que fiscaliza o transporte público na cidade, afirma que a empresa responsável pelo ônibus não teve a iniciativa de informar a Emdec sobre a ocorrência, e que ao realizar o monitoramento do veículo, com uso do GPS, e foi constatado que o ônibus estava parado na região da Vila Pompéia. Em seguida a empresa responsável pelo ônibus foi procurada pela Emdec para explicar o motivo da parada da operação, e somente neste momento foi explicado o que ocorreu, e que o Samu havia sido acionado. Ainda segundo a Emdec, assim que houve confirmação do ocorrido, uma equipe de agentes da Emdec foi enviada ao local.
Posicionamento do Setcamp
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas informou que após a queda do passageiro acionou o Samu, conforme o procedimento padrão, e que lamenta o ocorrido.
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