INDICADORES

Jundiaí fica em 9º em ranking de Progresso Social

Por Redação | Prefeitura de Jundiaí
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Jundiaí soma 68,54 pontos, segundo análise feita pela pasta de Governo e Finanças
Jundiaí soma 68,54 pontos, segundo análise feita pela pasta de Governo e Finanças

Entre as cidades de 200 mil a 500 mil habitantes, Jundiaí figura na nona posição no ranking o Índice de Progresso Social (IPS), lançado através de uma colaboração entre o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Fundação Avina, Centro de Empreendedorismo da Amazônia, iniciativa Amazônia 2030, Anattá - Pesquisa e Desenvolvimento, e o Social Progress Imperative. O indicador tem por objetivo avaliar as cidades em vários segmentos que promovem o progresso social dos municípios.

Entre todos os quesitos, Jundiaí é líder em “Fundamentos do Bem-Estar”, que engloba pontos como educação básica, infraestrutura, saúde, expectativa de vida e qualidade do meio ambiente. O índice IPS avaliou 53 indicadores secundários de fontes públicas que são exclusivamente sociais, ambientais e que medem resultados de todas as cidades brasileiras. Estratificando usando o quesito população, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Jundiaí tem os resultados comparados com os dados de São Carlos, Indaiatuba, Araraquara, Maringá (PR), Piracicaba, Santos, Montes Claros (MG), Franca e Bauru, em análise feita pela UGGF.

“Com os investimentos realizados na Educação, na infraestrutura, na Saúde e na qualidade dos espaços públicos ao longo de todos os últimos sete anos de gestão, conseguimos colocar a cidade em destaque em vários setores. Ainda há o que ser feito para avançar ainda mais e buscar a excelência nas entregas”, reforça o prefeito Luiz Fernando Machado.

De acordo com análise realizada pela Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), Jundiaí soma 68,54 pontos. Acesso ao conhecimento Básico, Qualidade do Meio Ambiente, Áreas Verdes e PIB per capita são os quesitos que a cidade conseguiu melhores resultados e são pontos de grande relevância para os investimentos realizados.

“Na qualidade do ensino fomos reconhecidos pela melhoria do IDEB, melhor ambiência escolar e a formação dos educadores. Na preservação de áreas verdes e de mananciais, foram reforçadas as ações de preservação, além da ampliação de áreas como praças e parques. Tudo, aliado à uma cidade inteligente, que mantém seu crescimento sustentável e promove a geração de emprego e renda”, comenta o gestor da UGGF, Jones Martins.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários