DESTAQUE

Alunos da Etec Franca ganham concurso de inovação tecnológica

Por Hevertom Talles | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Os estudantes alcançaram o 1º lugar no estado de SP no Hackathon, evento promovido pelo Centro Paula Souza em parceria com a Oracle em São Paulo
Os estudantes alcançaram o 1º lugar no estado de SP no Hackathon, evento promovido pelo Centro Paula Souza em parceria com a Oracle em São Paulo

Alunos da Etec (Escola Técnica Estadual Doutor Júlio Cardoso), de Franca, venceram um concurso de tecnologia na última quinta-feira, 18, promovido em São Paulo. Os alunos fazem parte do curso de Desenvolvimento de Sistemas integrado ao Ensino Médio.

Os estudantes alcançaram o primeiro lugar no estado de SP no Hackathon, evento promovido pelo Centro Paula Souza em parceria com a Oracle. O evento tem como objetivo propor soluções tecnológicas para problemas relacionados ao "Desenvolvimento Humano para uma Escola Plural e Democrática". Ao todo, 92 equipes de diversas Etecs (Escolas Técnicas) participaram, mas apenas as noves melhores ideias de projeto foram selecionadas para competir na final.

O Hackathon é conhecido por reunir programadores, designers, gestores e outros profissionais em um ambiente colaborativo para desenvolver soluções inovadoras e utilizáveis, promovendo networking e a troca de experiências entre os participantes.

Conheça o projeto vencedor

Os estudantes ganharam com o projeto DUA App, que se baseia no Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). O método curricular busca tornar o ensino mais acessível a todos os alunos, promovendo a inclusão de estudantes com necessidades especiais ou deficiências.

O DUA App desenvolvido pelos alunos tem a finalidade de auxiliar professores na criação de planos de aula inclusivos. Utilizando algoritmos de inteligência artificial, o aplicativo permite a criação de roteiros detalhados e personalizados conforme a disciplina lecionada. Além disso, o app possibilita salvar e reutilizar planos de aula, favorecendo a interdisciplinaridade e o apoio da comunidade escolar. O DUA APP também conta com um feed de notícias para que os docentes compartilhem suas experiências e inovações metodológicas com colegas de todo o país.

A equipe dos alunos de Franca é formada por Albert, Matheus, Pedro, Rafael e Yuri, sob a orientação do professor Gustavo Miranda e com a colaboração do professor Mateus Rossato.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários