IRRITAÇÃO

Rinite pode se agravar no inverno e não aparece só por poeira

Por Nathália Sousa |
| Tempo de leitura: 3 min
Arquivo pessoal
Camila Vivo tem rinite alérgica, mas, ao contrário de outras pessoas, tem melhora dos sintomas durante o inverno, nos dias mais frios
Camila Vivo tem rinite alérgica, mas, ao contrário de outras pessoas, tem melhora dos sintomas durante o inverno, nos dias mais frios

De repente, uma coceira no nariz, os espirros logo surgem e então a constipação nasal tira a paz de quem sofre sempre com esses sintomas. É a rinite, quando dá as caras. No inverno, alguns fatores fazem com que essa doença, que é a inflamação da mucosa nasal, apareça com mais constância, seja a rinite alérgica ou não alérgica. As variações de temperatura, dias mais frios e ar mais seco são prato cheio para que as crises surjam.

Otorrinolaringologista, Edmir Américo Lourenço lembra que não existe só a rinite alérgica. "A rinite tem várias causas, embora as pessoas achem que há só a alérgica. São múltiplas rinites. A rinite alérgica geralmente é causada por poeira, ácaros, pelos de animais, mas muitos fatores podem desencadear essa rinite irritativa. Outro tipo de rinite é causada pela friagem, porque a mudança de temperatura causa a rinite vasomotora, que tem sintomas semelhantes aos da rinite alérgica. Quem tem mais de uma rinite, costuma ter muito mais sintomas", explica.

O médico diz que a rinite pode surgir durante uma gripe ou resfriado, por exemplo, pois é uma consequência. "A prevenção para a rinite no inverno é se agasalhar bem nos dias mais frios, evitar a friagem e as mudanças de temperatura, reduzir o uso de ar-condicionado, que resseca o ar, e se hidratar bem. Qualquer ataque viral nas vias aéreas é uma rinite, porque a rinite é a inflamação da mucosa nasal. Então a gripe dá uma rinite, por isso o diagnóstico é mais difícil se a pessoa já tem outro tipo de rinite. Se houver febre, porém, já se sabe que não é rinite alérgica, é viral. Se a pessoa tem outro tipo, somam-se os sintomas", conta.

Edmir fala que os sintomas da rinite são característicos. "Os sintomas da rinite são coceira, secreção nasal, que é a coriza, espirros e entupimento do nariz. Algumas pessoas também têm lacrimejamento, porque temos um canal que liga o nariz ao canal lacrimal. A rinite alérgica pode ser tratada com anti-histamínicos, descongestionantes, mas no caso do descongestionante o que se toma é bom, mas o spray nasal é um problema, porque vicia e causa a rinite medicamentosa. Esse spray causa um alívio imediato, mas o uso por mais de cinco dias já pode viciar e a pessoa precisar de um tratamento. Então o ideal é usar por três ou quatro dias, cinco no máximo em alguns casos."

Convívio

Camila Vivo, de 33 anos, tem crises de rinite alérgica durante todo o ano e diz que, ao contrário de outras pessoas, sofre menos no inverno. "Eu tenho rinite alérgica, que costuma atacar com cheiros de perfume, de comida e por conta de poeira. Também tenho crises com mudanças bruscas do clima, quando está calor demais e do nada vem uma frente fria, aí piora tudo. Para mim, as melhores épocas do ano são o outono e o inverno. Eu respiro melhor durante essas estações. Quando fui para Monte Verde (MG) e Campos do Jordão nessa época do ano, fiquei sem usar o descongestionante nasal, pois o clima frio me fez muito bem", diz ela sobre as cidades mais frias.

No entanto, quando há mudança de tempo, a rinite volta. "Esses dias eu tive crise por conta da mudança do clima. Tomei remédio de 12 em 12 horas, sendo dois comprimidos à noite, pois estava muito ruim, sem contar o uso de descongestionante, pois o nariz fica entupido e acordo sufocada no meio da noite."

Camila tenta prevenir a rinite e, quando tem alguma doença viral, que ataca as vias aéreas, já sabe diferenciar de cara. "O que eu faço para prevenir é evitar uso de perfumes muito fortes, evitar sentir cheiro que me faça ter crises. Ou seja, não uso nenhum cosmético. Uso antialérgico de 180mg, pois é o que me dá melhor resultado. Às vezes, quando a crise vem muito forte, chego a tomar dois comprimidos de uma só vez. Consigo diferenciar com tranquilidade quando tenho rinite ou outra doença. Quando estou com gripe, meu corpo fica ruim, me dá dor de garganta. Já a rinite, sinto muita coceira no nariz e nos olhos. Quando estou muito ruim, fico espirrando toda hora, falando fanho e meus olhos ficam pequenos", relata.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários