GOLPE

Militares e tanques invadem sede do governo boliviano

General Juan José Zúñiga, comandante do Exército, anunciou golpe de Estado na Bolívia nesta quarta-feira (26).

4 dias atrás | Tempo de leitura: 1 min
da Folhapress

Reprodução/@filipebezerra21/X

O ex-presidente Evo Morales disse que há um golpe de Estado em curso.
O ex-presidente Evo Morales disse que há um golpe de Estado em curso.

O presidente da Bolívia, Luis Arce, denunciou nesta quarta-feira (26) o que chamou de "mobilização irregular" de unidades do Exército, enquanto o ex-presidente Evo Morales disse que há um golpe de Estado em curso.

Leia também: Bolívia entra no Mercosul e vira 5º membro efetivo do bloco econômico

Uma testemunha ouvida pela agência de notícias Reuters disse que viu um tanque de guerra se chocar contra a entrada do palácio presidencial em Laz Paz e que soldados entraram no prédio. Antes disso, tropas foram vistas marchando pelas ruas da capital, de acordo com vídeos divulgados nas redes sociais. Arce disse que "a democracia deve ser respeitada", mas não fez nenhum outro pronunciamento até aqui.

Segundo a agência de notícias Reuters, o general Juan José Zúñiga, que foi destituído do cargo de comandante do Exército nesta terça (25), disse que "por enquanto" reconhece Arce como chefe das Forças Armadas, mas que haverá uma troca ministerial no governo.

Zúñiga foi removido do cargo depois de uma série de ameaças contra Evo Morales, antigo aliado de Arce --os dois se afastaram nos últimos anos. O general vinha dizendo que Evo "não pode mais ser presidente desse país", fazend alusão a uma suposta ingerência do ex-presidente no governo.

"Caso cheguemos a isto", disse Zúñiga em uma entrevista nesta segunda (24), "não permitirei que pisoteie a Constituição, que desobedeça o mandato do povo". Afirmou ainda que "as Forças Armadas são o braço armado do povo, o braço armado da pátria".

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

2 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Pablo Verdura
    4 dias atrás
    Peguem seus banquinhos e saiam de mansinho! Kkkkkk xilindró!
  • Pablo Verdura
    4 dias atrás
    Peguem seus banquinhos e saiam de mansinho! Kkkkkk xilindró!