NOVA VACINA

São José inicia vacinação com dose adaptada contra a covid-19

Novo imunizante é específico para a variante XBB.1.5 e visa ampliar a proteção da população

Por Marcelo Rocha | 23/05/2024 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

De acordo com a prefeitura, ao todo, o município recebeu 2.840 doses do imunizante
De acordo com a prefeitura, ao todo, o município recebeu 2.840 doses do imunizante

A partir da próxima segunda-feira (27), a Prefeitura de São José dos Campos iniciará a aplicação da vacina monovalente contra a covid-19, desenvolvida pela fabricante Moderna e adaptada para a variante XBB.1.5.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

De acordo com a prefeitura, ao todo, o município recebeu 2.840 doses do imunizante. A vacinação seguirá as diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.

GRUPOS PRIORITÁRIOS

O público-alvo inclui crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias que ainda não foram vacinadas ou que possuem esquema vacinal incompleto, além de pessoas com 5 anos ou mais que apresentam maior vulnerabilidade ou risco de desenvolver formas graves da doença. Entre os grupos prioritários, destacam-se idosos, gestantes, puérperas, imunocomprometidos, indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, portadores de doenças crônicas, população em situação de rua e funcionários do sistema prisional.

Todas as 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS) Resolve e as 5 Unidades Avançadas do município estarão abertas para a vacinação. Os endereços e horários de funcionamento dessas unidades podem ser consultados no site da Prefeitura. É importante observar que a vacinação se encerra uma hora antes do fechamento das unidades.

ESQUEMA VACINAL

Para as crianças entre 6 meses e 4 anos que ainda não foram vacinadas contra a covid-19, o esquema recomendado é de duas doses da vacina Monovalente (XBB), com a segunda dose sendo administrada quatro semanas após a primeira. Já para aquelas que já completaram o esquema vacinal com três doses das vacinas Pfizer baby ou Coronavac, será aplicada uma dose da nova vacina monovalente.

A orientação sobre o esquema vacinal dos demais públicos será realizada pela UBS no momento da vacinação, com objetivo de garantir que todos recebam a proteção adequada contra a covid-19.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.