SERVIÇO

Abordagem social já realizou 563 atendimentos em 2024

Desde o ano passado, o serviço foi ampliado, com três equipes trabalhando em toda a cidade, totalizando as 24 horas por dia

Por Redação | 23/05/2024 | Tempo de leitura: 1 min
Prefeitura de Jundiaí

Divulgação

O Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), que é destinado às pessoas em situação de rua e promovido pela Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), já realizou 563 atendimentos entre janeiro e março de 2024. Desde o ano passado, o serviço foi ampliado, com três equipes trabalhando em toda a cidade, totalizando as 24 horas por dia. Sempre que alguém identificar pessoa em situação de rua pode acionar o SEAS pelo telefone (11) 98531-0146, que também conta com atendimento telefônico 24 horas.

“As equipes de orientadores sociais ofertam os serviços da rede de atendimento às pessoas em situação de rua e também fazem a escuta dos moradores e comerciantes. O serviço é realizado por uma equipe de educadores sociais que identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos, como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes e a própria situação de rua”, disse a diretora do Departamento de Vigilância Social da UGADS, Renata Mangieri.

Em 2023, durante todo o ano, foram realizados 3.141 atendimentos. “Todo o trabalho da rede resulta em pessoas acolhidas nos serviços e encaminhadas para outros equipamentos ou reencaminhado para a cidade de origem, a partir do trabalho de recâmbio e retomada de vínculo familiar, que também reforçamos”, reforçou a diretora.

Orientações

Outra indicação para a pessoa em situação de rua é que procure o Centro Pop, que fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro, e onde são oferecidos serviços como alimentação, higiene, espaço para lavagem de roupa e guarda de pertences, além da escuta técnica para entendimento das demandas ou encaminhamento, via recâmbio, para o município de origem, de modo responsável, se algum familiar se responsabilizar pelo acolhimento.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.