CULTURA NEGRA

Sesc Birigui tem show gratuito de black music nesta sexta

Formada pelos artistas Loren Lucca e Diego Neves, show autoral será nesta sexta-feira (24), na Área de Convivência, a partir das 20h.

23/05/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Divulgação

Dupla é composta pelos artistas Loren Lucca e Diego Neves
Dupla é composta pelos artistas Loren Lucca e Diego Neves

A dupla de black music Magia Negra, formada pelos artistas Loren Lucca e Diego Neves, faz show nesta sexta-feira (24), no Sesc Birigui, com entrada gratuita. Será na Área de Convivência, a partir das 20h. A apresentação integra a programação do Festival Sesc Culturas Negras, que acontece entre os dias 22 e 26 de maio em todo o estado.

Neste show autoral, o duo traz para o palco a valorização da música e dos artistas negros, com um vasto repertório de referências e sonoridades do MPB, afro, funk, hip hop, R&B, entre outros.

“Magia Negra é o encontro entre a poesia e a ancestralidade preta que tentaram nos negar. É a potência de nossas vozes ecoada aos quatro cantos, para que nunca se esqueçam de quem fomos e de quem somos”, descreve a dupla.

No ritmo da poesia cantada dos intérpretes e músicos da banda, Magia Negra traz mensagens que surgem a partir das vivências de Diego Neves e Loren Lucca acerca de consciência racial, gênero, sexualidade, relacionamentos e seus convívios sociais.

A dupla iniciou sua trajetória durante a pandemia. Para ganhar vida na cena musical, apropriou-se da expressão pejorativa “magia negra”, que revela a discriminação sofrida pela cultura negra e sua espiritualidade.

As composições autorais têm uma sonoridade carregada de ancestralidade e representatividade, sendo entoadas pelos beats e mixagens dos produtores rio-pretenses DJ Basin e Rulian Romani. A banda conta com a participação dos músicos convidados Cairo Francisco e Nesk Beats, que conduzem o público a uma experiência sonora através de distorções e efeitos da guitarra, das batidas dos atabaques e agogôs.

Christina Martins, a atriz performer presente em cena, traz para o presente as vozes do passado por meio da poética dramatúrgica de seus textos e movimentos. A defumação, pintura facial, a dança e a interação com o público, permeiam suas ações ao longo deste espetáculo musical, enquanto os dançarinos trazem a força do ser e estar em coletivo.

Festival Sesc Culturas Negras
Maio é um período de conscientização, mobilização e de celebração, para promover a igualdade racial e o reconhecimento da cultura negra. Nesse contexto, a programação do festival do Sesc reforça as celebrações do dia 25, Dia Mundial de África, uma data que simboliza a luta de diversos povos africanos por desenvolvimento, democracia e liberdade.

A programação é marcada pela diversidade de possibilidades de formatos e pela participação de artistas, grupos e coletivos, lideranças comunitárias, mestres e mestras tradicionais e pesquisadores e pesquisadoras da arte e da cultura negra.

Serviço

  • Show Magia Negra
  • Dia 24/5. Sexta, 20h.
  • Área de Convivência.
  • Grátis. Todas as idades.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.