AVIAÇÃO

Embraer vai ampliar uso de combustível sustentável de aviação

Fabricante anunciou acordo com Avfuel para expandir o uso do combustível sustentável de aviação; empresas ampliarão o abastecimento em aeroporto nos EUA

Por Da redação | 23/05/2024 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação / Embraer

Compromissos da Embraer incluem operações neutras em carbono até 2040
Compromissos da Embraer incluem operações neutras em carbono até 2040

A Embraer anunciou nesta quinta-feira (23) um acordo com a Avfuel para expandir o uso do combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês). As empresas ampliarão o abastecimento do Neste MY Sustainable Aviation Fuel, fornecido pela Avfuel, para uma carga por semana no Aeroporto Internacional de Melbourne Orlando.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

As empresas têm um acordo de abastecimento de SAF desde julho de 2021, com foco nas operações de voo da Embraer Aviação Executiva em Melbourne, na Flórida (EUA). A parceria original com a Avfuel entregou trimestralmente cerca de 30 mil litros de Neste MY para a Sheltair MLB, FBO (operador de base fixa), que fornece serviços de armazenamento e abastecimento para a Embraer.

Com o acordo de abastecimento semanal vigente desde abril deste ano, nova parceria deverá resultar em mais de 900 mil litros de SAF entregues à Embraer em 2024, um “aumento significativo em comparação aos anos anteriores”. Cada entrega proporcionará uma diminuição de 19 toneladas métricas em emissões de carbono, resultando em uma redução de 570 toneladas métricas nas emissões anuais.

“A parceria da Embraer com a Avfuel e a Sheltair é um marco fundamental em nossa jornada em direção a operações neutras em carbono”, disse Michael Amalfitano, presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva. “Nosso investimento contínuo em SAF demonstra nossa dedicação em reduzir as emissões hoje e em aproximar a indústria da meta de emissões líquidas de carbono zero até 2050”.

“A Embraer tem sido uma parceira constante na adoção do SAF desde o início. Estamos orgulhosos de desempenhar um papel na sua notável jornada de sustentabilidade, aumentando significativamente o fornecimento de SAF para ajudar a cumprir as metas de sustentabilidade da empresa. A equipe da Avfuel também estende sua gratidão à Sheltair pelo papel fundamental que desempenha em tornar este acordo possível, oferecendo serviços de manuseio e segurança de combustível líderes do setor”, afirmou C.R. Sincock, vice-presidente Executivo da Avfuel.

“A Sheltair está satisfeita em apoiar a Embraer no manuseio e armazenamento dessas entregas de SAF. A colaboração entre Sheltair, Embraer e Avfuel demonstra nosso compromisso em atingir a meta de emissões líquidas de carbono zero até 2050”, disse o vice-presidente sênior de Operações FBO da Sheltair, Leonel Rivera.

O investimento da Embraer em SAF apoiará principalmente voos de demonstração, entregas e voos de produção em Melbourne. Além de seu investimento no combustível sustentável de aviação, a empresa continua a melhorar a eficiência de seu atual portfólio de aeronaves, a explorar tecnologias alternativas de propulsão com emissões baixas ou zero, e a oferecer compensação de carbono gratuita a novos clientes do Embraer Executive Care, por meio de sua parceria com a 4AIR.

Segundo a Embraer, estes esforços apoiam os compromissos de sustentabilidade da empresa, que incluem alcançar operações neutras em carbono até 2040 e aviação com emissões líquidas de carbono zero até 2050, alinhado com o compromisso Fly Net Zero da indústria.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.