CRIANÇAS

Sesc Birigui celebra a Semana Mundial do Brincar 2024

Com atividades em todo o Estado, a ação do Sesc convida o público a refletir sobre a importância de criar oportunidades para que as crianças possam brincar.

23/05/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Divulgação

Vivian Parreira e Pedro Zanette comandarão vivência sobre os saberes populares
Vivian Parreira e Pedro Zanette comandarão vivência sobre os saberes populares

Entre os dias 25 de maio e 2 de junho, o Sesc São Paulo participa da Semana Mundial do Brincar – ação promovida pela Aliança pela Infância. A programação acontece em 36 unidades do Sesc no estado de São Paulo e conta com mais de 150 atividades, todas gratuitas, que visam fortalecer a brincadeira como elemento fundamental do universo da infância.

Com o tema “Vem pra Roda – No Ritmo do Brincar", a programação convida o público a dar as mãos e ter a oportunidade de conviver, olhar, compartilhar suas brincadeiras, emoções e conhecimentos, na dinâmica dos trabalhos em grupo. A roda é símbolo das danças circulares, das conversas, das cirandas e de tantas manifestações culturais que estão presentes nas memórias de infância dos adultos e os convidando para construir um futuro mais afetivo para as próximas gerações.

São mais de 150 atividades – entre espetáculos, vivências, oficinas, contação de histórias e shows – que buscam aproximar adultos e crianças numa convivência lúdica, apontando a importância do brincar.

No Sesc Birigui, neste fim de semana (sábado e domingo, dias 25 e 26), será realizada a vivência “Brincadeiras cantadas: sentir e viver os saberes populares”, com Vivian Parreira e Pedro Zanette. Essa atividade é um convite à experimentação de múltiplas existências: bicho, gente, pedra, rio, vento, estrelas, areia, folhas... vivendo um mundo de sons, cores e rimas que vão alegrar adultos e crianças.

Vivian Parreira é doutora em Educação, fundadora e coordenadora do grupo Girafulô e integrante do grupo de samba de coco Chinela Baixa. Realiza trabalhos em educação, tendo como fundamento as brincadeiras, danças e tambores.

Pedro Zanette é artista, educador e mestre em Ciências Ambientais, com trabalhos nas áreas de cultura popular e meio ambiente. Batuqueiro do grupo de Maracatu Rochedo de Ouro, integrante do Girafulô e componente do Ponto de Cultura Teia - Casa de Criação.

Já no dia 31, tem “Roda do Fuxico”, com educadoras do Espaço de Brincar do Sesc. A atividade une adultos e crianças para aprender a fazer o fuxico (artesanato tradicional feito com retalhos de tecido) e também para conversar sobre a importância do brincar.

Serviço

Brincadeiras cantadas: sentir e viver os saberes populares

  • Dia 25/5. Sábado, 14h30 às 16h - Espaço de Brincar.
  • Dia 26/5. Domingo, 10h30 às 12h30 – Sala Múltiplo Uso 3
  • Grátis. Até 6 anos.

Roda do fuxico

  • Dia 31/5. Sexta, 15h às 16h.
  • Espaço de Brincar.
  • Grátis. Senhas 30 minutos antes.
  • Até 6 anos.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.