COMISSÃO PROCESSANTE

Presidente do PT pressiona Estela por CP contra Mesa da Câmara

Vereadora divulgou nota rebatendo texto de Cláudio Lago, mas não entra no mérito de eventual posicionamento sobre a CP; Estela não compareceu à sessão de segunda

Por André Fleury Moraes | 22/05/2024 | Tempo de leitura: 3 min
da Redação

André Fleury Moraes e JC Imagens

À esquerda, a vereadora Estela Almagro; à direita o presidente do PT, Cláudio Lago
À esquerda, a vereadora Estela Almagro; à direita o presidente do PT, Cláudio Lago

O presidente da Executiva do Partido dos Trabalhadores (PT) de Bauru, Cláudio Lago, se posicionou a favor da instauração de Comissão Processante (CP) contra os integrantes da Mesa Diretora da Câmara Municipal e divulgou nota nesta quarta-feira (22) afirmando que a vereadora da legenda na Casa, Estela Almagro, deveria seguir esta orientação. A princípio, o presidente da legenda afirmou que o partido fechou questão, mas esse instrumento exige formalidades que não ocorreram. "É um posicionamento da maioria da Executiva", disse, posteriormente, Cláudio Lago ao JCNET. 

A petista não compareceu à sessão da última segunda-feira (19), quando a votação foi iniciada e depois suspensa, e não tem sido encontrada pelos colegas do partido ou mesmo do Poder Legislativo. Ela justificou a falta da última sessão dizendo que enfrenta problemas de saúde.

Mais tarde, porém, divulgou nota criticando o presidente do partido (leia mais abaixo).

Se a indefinição perdurar, afirma a nota de Lago, Estela deverá pedir licença do cargo e deixar que o suplente do partido, Chico Maia, assuma a cadeira.

“Considerando a importância da referida votação, solicitamos que a prezada vereadora Estela Almagro, na sessão da Casa de Leis da próxima segunda feira (27), quando deverá comparecer e votar favorável à instalação da Comissão Processante”, afirma a nota.

“Se porventura estiver impossibilitada de comparecer por motivos de saúde ou por quaisquer outro motivo imperioso, a vereadora deverá solicitar seu licenciamento por período determinado, para que o Legislativo convoque o seu suplente”, complementa o texto assinado pelo presidente municipal do PT, Cláudio Lago.

A denúncia contra a Mesa Diretora partiu do munícipe Diego Santiago e afirma que a direção da Casa cometeu crime de responsabilidade por supostas irregularidades cometidas no âmbito da contratação do escritório Pellizzon Ribeiro Sociedade de Advogados.

O escritório ofereceu valor que difere em até 400% da cotação de algumas propostas encaminhadas. A denúncia assevera ainda que o montante é inferior até mesmo ao piso da advocacia sugerido pela OAB-SP.

“Enquanto a média dos valores oferecidos ficou em R$ 18.299,38 por mês, a proposta vencedora [de Pellizzon] foi de R$ 3.600,00 por mês, sendo manifestamente inexequível”, afirma a peça de Diego.

REBATEU

Em nota encaminhada à imprensa na noite desta quarta, a vereadora Estela Almagro rebateu o texto divulgado pelo presidente de seu partido, o PT, disse que não vai se afastar do cargo e atacou o dirigente da sigla dizendo que Cláudio Lago “brinca de ser presidente”.

“Lamento a postura oportunista destes pseudo dirigentes em mais uma violência misógina contra o nosso mandato”, afirma a petista na nota.

“As regras de civilidade foram atropeladas, pois nenhuma ligação recebi para saber da minha saúde, destes que pretensiosamente subscrevem a nota Fake News e tampouco houve qualquer reunião”, complementa.

A nota não entra no mérito, porém, do posicionamento da vereadora em torno da instauração da CP. Questionada pelo JC na tarde de ontem sobre eventual posicionamento acerca da CP, a parlamentar não respondeu.

Estela ainda não se manifestou a respeito do tema, embora já tenha proferido duras críticas à Mesa Diretora e sugerido inclusive que se arrepende de ter votado nos atuais dirigentes quando da eleição à presidência.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

2 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • GG
    23/05/2024
    Quem não fica doente com tudo isso acontecendo, hein?! Que caos está a Câmara de Bauru!
  • Alexandre Gasparotti Nunes
    22/05/2024
    Muito bem presidente Cláudio Lago! Os petistas tem orgulho de um presidente como você