DOAÇÃO DE SANGUE

Estoque de sangue no Hemocentro em Araçatuba está abaixo do ideal

Demanda por tipos O e A aumenta preocupação; horários de doação foram ampliados

Por Wesley Pedrosa | 15/05/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Divulgação/Hemocentro

Sala de captação do Hemocentro em Araçatuba
Sala de captação do Hemocentro em Araçatuba

O estoque de sangue do Hemocentro de Araçatuba encontra-se abaixo do ideal, conforme levantamento realizado pela reportagem da Folha da Região esta semana. Um dos principais desafios é suprir a demanda por sangue dos tipos O e A, os mais requisitados devido à maior prevalência na população. Essa escassez pode comprometer o atendimento a pacientes internados e a realização de procedimentos médicos essenciais.

Vale ressaltar que o Hemocentro de Araçatuba presta serviços não apenas à cidade, mas também a todos os 42 municípios vinculados ao DRS-2 (Departamento Regional de Saúde). Isso amplia ainda mais a importância de manter o estoque de sangue sempre abastecido, para garantir o suprimento necessário a uma vasta área geográfica e população. A regularidade no estoque é essencial não apenas para o pronto atendimento, mas também para a realização de cirurgias eletivas e outros procedimentos médicos programados.

Aline Durante Fernandes, agente de captação do Hemocentro, destaca a relevância de manter o estoque normalizado não apenas para a eficácia no atendimento, mas também para garantir a segurança nos procedimentos. Além disso, ressalta que a doação de sangue é um ato de solidariedade que pode salvar vidas, e enfatiza a importância da conscientização e colaboração contínua da comunidade para suprir essa necessidade fundamental de saúde pública.

Os requisitos para a doação de sangue é estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos; pesar no mínimo 50 kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); e apresentar documento original com foto recente.

Quanto aos horários de doação, o Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h, e aos sábados, das 7h às 11h, buscando facilitar o acesso e a participação dos doadores.

A unidade fica na rua Arthur Ferreira da Costa, 330, no bairro Aviação. O agendamento pode ser feito pelo telefone (18) 2102-9400.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.