NHANDEARA

Chuva de meteoros é registrada em cidade da região

Chuva de Eta Aquáridas é resultado dos fragmentos do cometa Halley, revelando um espetáculo celestial notável

Por Wesley Pedrosa | 08/05/2024 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação

Renato Poltronieri/Arquivo Pessoal

Eta Aquáridas
Eta Aquáridas

A noite se iluminou nesta semana com a chuva de meteoros Eta Aquáridas, resultante de fragmentos do cometa Halley. O espetáculo celestial foi capturado por um astrônomo amador em Nhandeara.

A chuva de meteoros é um evento anual, variando em suas aparições conforme a região do globo. O Eta Aquáridas, composto por resíduos do cometa Halley, é um desses eventos.

Renato Poltronieri, astrônomo amador e cofundador da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), registrou o espetáculo que adornou o céu na madrugada de segunda, dia 6, em Nhandeara.

Em entrevista à TV Tem, Poltronieri explicou que a atividade da Eta Aquáridas ocorre entre 21 de abril e 12 de maio. Durante o pico da chuva, por volta das 3h, ele registrou mais de 20 meteoros por hora.

Fotos mostram uma sobreposição de todos os registros de meteoros durante o pico, capturados por volta das 3h.

Mas afinal, o que é uma chuva de meteoros?
A cada ano, enquanto a Terra orbita ao redor do Sol, sua trajetória cruza a de cometas, resultando em uma colisão com detritos cósmicos.

Segundo a Nasa, muitos desses detritos penetram na atmosfera terrestre, aquecendo-se devido à resistência do ar e criando caudas luminosas, dando a impressão de estrelas cadentes.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.