A Embraer registrou um aumento de 13% na carteira de encomendas de aeronaves e chegou a US$ 21,1 bilhões (R$ 109 bilhões) no primeiro trimestre de 2024, na comparação com os últimos três meses de 2023. O crescimento foi de US$ 2,4 bilhões.
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O maior aumento ocorreu na Aviação Comercial (US$ 2,3 bilhões a mais, ou 26%), enquanto o menor foi em Defesa & Segurança (-US$ 0,1 bilhão ou -4%).
Nos três primeiros meses deste ano, a Embraer entregou 25 jatos, um aumento de 67% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 15 aeronaves.
A Aviação Executiva apresentou um crescimento “robusto de entregas”, avaliou a empresa, saltando de 8 para 18 jatos durante o período. Trata-se do melhor primeiro trimestre da unidade em oito anos, e mais do que o dobro em relação ao mesmo período do ano anterior. Na Aviação Comercial, por sua vez, as entregas ficaram estáveis em 7 aeronaves.
A Embraer entregou 12% do total de aeronaves previstas no ponto médio do guidance para 2024, tanto para a Aviação Executiva quanto para a Aviação Comercial (25 de 206). A companhia desenvolveu e está implementando um plano para mitigar a sazonalidade do seu negócio. O plano, chamado de Production Leveling (Nivelamento de Produção), tem o objetivo de consolidar um ritmo constante de produção ao longo do ano, no médio prazo.
SEGMENTOS
A Aviação Executiva manteve o forte desempenho de vendas. O número de entregas aumentou 83% em relação ao ano anterior no segmento de jatos leves e mais do que triplicou no segmento de jatos médios em comparação com o primeiro trimestre de 2023. Assim, a Aviação Executiva encerrou o período com uma carteira de pedidos de US$ 4,6 bilhões neste ano, com um aumento de US$ 300 milhões em relação ao trimestre anterior.
A Aviação Comercial registrou uma carteira de pedidos de US$ 11,1 bilhões, ou US$ 2,3 bilhões a mais em relação ao quarto trimestre do ano passado.
O destaque do trimestre foi o acordo com a American Airlines para 90 jatos E175, com direitos de compra para outros 43 jatos adicionais. Além disso, a Embraer entregou um E195-E2 para a Azorra, que voará sob a bandeira da Royal Jordanian.
Em Defesa & Segurança, o primeiro C-390 Millennium da Força Aérea Húngara completou com sucesso seu voo inaugural. A aeronave está passando agora por uma campanha de testes de integração de sistemas de missão, antes de sua entrada em serviço.
Outro marco no trimestre foi o primeiro Embraer Defense Day nos Estados Unidos, um evento durante o qual o C-390 Millennium e o A-29 Super Tucano foram apresentados a autoridades governamentais, oficiais militares, clientes potenciais e parceiros, em nossas instalações em Melbourne, Flórida.
Segundo a Embraer, a seleção do C-390 por países das regiões EMEA e Ásia-Pacífico ainda não foi incorporada à carteira de pedidos, o que representa uma fonte significativa de potencial crescimento para os próximos trimestres. A carteira de pedidos de Defesa & Segurança foi de US$ 2,4 bilhões (-4% na comparação trimestral) no primeiro trimestre de 2024.
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Comentários
2 Comentários
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Ivo 20/04/2024Além do memorando de entendimento assinado entre Brasil e Áustria recentemente visando fortalecer a cooperação internacional no setor aeroespacial (Embraer e a AICAT [que representa cerca de 100 empresas austríacas do setor]), ocorreu um acordo onde a Holanda irá adquirir 9 cargueiros da Embraer e repassará quatro unidades para a Áustria com a primeira unidade sendo entregue em 2027. Os austríacos decidiram substituir seus três C-130 por quatro C-390. A consolidação da nova dinâmica da cadeia de suprimentos deve estar gerando reflexos positivos primeiramente nos Estados Unidos (jatos executivos) para depois gerar mais benefícios no Brasil (aviões comerciais). É o que aparente ocorre em paralelo a novas parcerias em desenvolvimento tecnológico em um setor tão competitivo, como é o caso da Áustria.
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Joel de oliveira 19/04/2024Me orgulho de ter feito parte dessa equipe Embraer por 28 anos até aposentar.