INVESTIGAÇÃO

PF abre inquérito contra Musk e vai chamar representantes do X para depoimentos

Investigadores planejam chamar representantes da plataforma para depor e explicar os eventuais ilícitos.

Por Julia Chaib | 09/04/2024 | Tempo de leitura: 1 min
da Folhapress

Montagem Sampi/Daniel Oberhaus, Flickr/José Cruz, Agência Brasil

A investigação foi aberta por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF.
A investigação foi aberta por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF.

A Polícia Federal abriu inquérito para apurar se o empresário Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), cometeu o crime de obstrução à Justiça, inclusive em organização criminosa e incitação ao crime.

Investigadores planejam chamar representantes da plataforma para depor e explicar os eventuais ilícitos. A investigação foi aberta por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

De acordo com a decisão do magistrado, Musk iniciou no sábado (6) "uma campanha de desinformação sobre a atuação do STF e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que foi reiterada no dia 7 de abril, instigando a desobediência e obstrução à Justiça".

No despacho, Moraes também incluiu o empresário no inquérito que apura a existência de milícias digitais, por "dolosa instrumentalização criminosa" do X e ainda proibiu a plataforma de desobedecer decisões judiciais e reativar perfis antes bloqueados pela Justiça.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

4 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Freitas
    10/04/2024
    Curioso... lembrei de uma certa polícia secreta criada na década de 30 que tinha como objetivo de monitorar e perseguir indivíduos e grupos que pudessem representar alguma ameaça para o Estado.
  • jaques campos
    10/04/2024
    Esse pessoal acha que no Brasil vigora o vale tudo dos USA. Alias a democracia nos USA esta ameaçada em virtude da falta de regulamentação e atuação desses neofascistas com seus discursos de odio e mentiras contumazes. No Brasil se deram mal, pois aqui as pessoas respondem pelos seus atos e palavras. O Brasil esta dando um exemplo para o mundo, ameaçado por moviment45os de extrema direita. Parabens ao ministro Alexandre de Moraes.
  • nilton antonio gomes
    10/04/2024
    Chora Alexandre
  • Teo Cardoso
    10/04/2024
    É verdade que esse tal de Musk aí quer implantar chip de computador no cérebro das pessoas??, porque ele não faz isso no cérebro dele??. Chip no cérebro do outro é refresco, né?..