SAÚDE

Colaboradores da Santa Casa de Birigui são vacinados contra o vírus da gripe

A SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar) recebeu 500 doses da vacina, que foram aplicadas nos profissionais de saúde e também está disponível para outros grupos.

08/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Divulgação

Profissionais da saúde são grupo prioritário para receber as vacinas
Profissionais da saúde são grupo prioritário para receber as vacinas

A Santa Casa de Birigui realizou na quarta-feira (3) e quinta-feira (4) a campanha interna de vacinação contra a gripe, garantindo a proteção dos colaboradores, prestadores de serviços e estagiários contra a doença provocada pelo vírus influenza.

A iniciativa segue as diretrizes do Ministério da Saúde que classifica os trabalhadores da saúde como grupo prioritário da campanha. A ação foi coordenada pelo SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar), que recebeu 500 doses da vacina da Secretaria Municipal de Saúde.

A serviços gerais na Copa Rita Teixeira Lordeiro não perdeu tempo e foi uma das primeiras colaboradoras a se vacinar. “Tomo a vacina todos os anos para ficar protegida contra essa doença. É importante se vacinar porque é o nosso meio de proteção”, comentou.

A técnica de enfermagem Andréia Barbosa de Alcantara falou da facilidade da vacinação no local de trabalho. “É muito mais importante se prevenir do que se medicar. Então temos que nos conscientizar e valorizar que temos esse benefício aqui no hospital e aproveitar para se cuidar”, disse.

Quem também aproveitou a campanha interna de vacinação e garantiu a sua proteção foi a auxiliar de faturamento, Adriana Souza de Jesus. “Me sinto privilegiada por poder me vacinar e com isso evitar os vírus da gripe. Agradeço a Santa Casa por proporcionar essa facilidade ao imunizante”, frisou.

Influenza
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Tem grande potencial de transmissibilidade, ocorrendo principalmente de pessoa para pessoa por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para outra suscetível.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o imunizante disponibilizado neste ano é trivalente, ou seja, é eficaz contra três cepas do vírus influenza: A (H1N1), H3N2 e influenza B. A vacinação tem como objetivo reduzir complicações, a sobrecarga nos serviços de saúde e óbitos pela doença.

Além dos trabalhadores da saúde, são público-alvo da campanha as crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes, puérperas, professores, idosos com mais de 60 anos, entre outros. Para se vacinar é necessário procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.