CIDADE SORRISO

95 anos de Guararapes: o apelido carinhoso adotado pelos moradores até hoje; VÍDEO

Conheça as aracterísticas que levaram Guararapes a receber um dos apelidos mais carinhosos do Noroeste Paulista.

Por Priscilla Andrade | 08/12/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Divulgação

Segundo os moradores de Guararapes, a Cidade Sorriso, o segredo está em encarar a vida da forma mais simples que puder
Segundo os moradores de Guararapes, a Cidade Sorriso, o segredo está em encarar a vida da forma mais simples que puder

Não é segredo para ninguém que cada cidade brasileira tem um jeitinho especial, e é o conjunto dessas características que ao longo do tempo vai ficando tão enraizado no lugar que acaba por ser adotado por moradores e frequentadores.

Guararapes, cidade que fica a 20 minutos de distância de Araçatuba, apresenta uma lista de charmosos eventos que ao longo do tempo lhe rendeu a alcunha carinhosa de "cidade sorriso".

A reportagem da Folha da Região pegou uma carona na história da cidade que completa nesta sexta-feira, 8, 95 anos de história. A cidade que caminha em direção ao centenário, possui algumas peculiaridades e histórias divertidas, como por exemplo, os motivos que levaram os moradores de Guararapes serem reconhecidos como o povo dono de um sorriso, que só deles.

Povo simpático, vida mansa e o elemento X
Se você precisar dar umas risadas, daquelas que melhoram o dia, anote o endereço: Praça Nossa Senhora da Conceição. O lugar até parece um rascunho do paraíso. Em dias de calor, dá até um alento que convida muita gente que passa por aqui a se render ao tempo mais ameno que o relógio da pressa do dia a dia, aqui, não consegue alcançar. É nesta praça que a reportagem identificou a “fonte do riso”.

Seu Valdir, de 70 anos, estava cuidando de sua vida quando aceitou conversar com a equipe. Explicou que a animação do povo de Guararapes é porque é “gente da terra”. Ele que vive a vida colhendo o que planta, garante:

“A melhor forma de passar a vida é tentando viver na simplicidade, claro que temos nossas dificuldades, mas aqui, por conta da gente simples, o sorriso é a nossa forma de dizer que no fim, tudo vai ficar bem.”

Localizada às margens da Rodovia Marechal Rondon (SP-300), Guararapes possui 32 mil habitantes e faz parte da região administrativa de Araçatuba. O clima é quente e seco. A cidade, que na década de 1980 ficou conhecida como a “Terra do Bordado Industrial”, tem hoje economia baseada na atividade agropecuária com destaque para a cana-de-açúcar. Mas é o apelido de Cidade Sorriso, que eleva o nome de Guararapes na memória das pessoas.

Assista à reportagem especial que preparamos sobre a cidade que sorri com a alma e que de presente entrega o sorriso mais genuíno que você verá hoje.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.