115 ANOS

Academia Araçatubense de Letras: um marco histórico de Araçatuba

Local reúne diversos artistas, intelectuais, músicos, escritores e poetas em um espaço democrático para a população.

Por Caroline Franciele | 02/12/2023 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação

Reprodução

 Academia Araçatubense de Letras foi fundada em 25 de novembro de 1992
Academia Araçatubense de Letras foi fundada em 25 de novembro de 1992

Em 25 de novembro de 1992, a cidade de Araçatuba ganhava a sua Academia de Letras. Inicialmente com 15 fundadores, a iniciativa procurou promover um espaço para mais discussões culturais na cidade. Atualmente, promove encontros e palestras para a população, como uma referência para a cidade.

Com sede à rua Joaquim Nabuco, 210, Centro, a Academia Araçatubense de Letras promove anualmente diversas sessões públicas, procurando criar uma ligação com a literatura, cultura e educação, criando laços com a comunidade, em um espaço para o diálogo. Atualmente, está sob a presidência de Carlos Eduardo Brefore Pinheiro

Em 2023, a Academia promoveu ciclos de palestras com o intuito de discutir a literatura sertaneja brasileira e para debater Lygia Fagundes Telles, a autora considerada a dama da literatura nacional.

Para 2024, Brefore anuncia que, no primeiro semestre, serão debatidas figuras da literatura local já falecidas, como forma de valorizar a escrita regional. Já no segundo semestre, o autor Franz Kafka será alvo dos debates.

As reuniões públicas, bem como a participação ao Grupo Experimental - reunião de artistas, escritores e pensadores - é aberta ao público, sem nenhum custo.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Marizete de Souza Lima Basalia (Mary Basalia)
    03/12/2023
    Muito importante nós poetas e escritores contribuirmos com a cultura da nossa região!????????????????