CLIMA

Defesa Civil alerta sobre frente fria intensa durante o fim de semana em toda a região

Por Ana Carolina Gonçalves, com Defesa Civil e Climatempo |
| Tempo de leitura: 2 min
Imagem Ilustrativo
Há pouco risco, na região de Araçatuba, de fortes rajadas de vento, que podem, conforme o Climatempo, chegar aos 90 km/h no sul e leste do Estado
Há pouco risco, na região de Araçatuba, de fortes rajadas de vento, que podem, conforme o Climatempo, chegar aos 90 km/h no sul e leste do Estado

A Defesa Civil alerta para baixas temperaturas que atingirão todo o Estado de São Paulo neste fim de semana. A previsão atinge o período entre esta quinta-feira (13) e domingo (16). A frente fria seguida de uma massa de ar que se aproxima da região traz sensações térmicas abaixo de zero grau e formação de geada em pontos isolados.

Na região de Araçatuba, a temperatura mínima fica nos 9°C e a máxima deve chegar aos 29°C, com ventos de até 13km/h. A umidade mínima ficará acima de 92% e abaixo de 18%.

A Defesa Civil recomenda cuidados especiais com pessoas mais vulneráveis. Casos de crianças e idosos, que devem ser mantidos bem agasalhados. Caso alguém constate a existência de alguma pessoa em situação de rua, recomenda-se que ligue para o número 199. Para mais informações, estão disponíveis as redes sociais @defesacivilsp.

ESTADO

Em relação ao Estado de São Paulo, a Serra da Mantiqueira registrará a mínima de 2°C. Já no Vale do Ribeira, região de Itapeva, Franca, Ribeirão Preto e Barretos, a temperatura mínima será de 6°C. No Vale do Paraíba, em Campinas, Sorocaba, Araraquara e Bauru, a mínima ficará na casa dos 7°C.

Há risco de fortes rajadas de vento, que podem chegar aos 90 km/h, no sul e leste de São Paulo e também no sul e pontos altos da Serra Fluminense. Na capital, região metropolitana de São Paulo, Presidente Prudente e Marília, os termômetros chegarão a marcar 8°C.

CICLONE EXTRATOPICAL

O ciclone extratropical é uma área de baixa pressão atmosférica onde os ventos giram ao redor de um centro, sempre no sentido horário, no caso do Hemisfério Sul, formando um círculo completo.

Segundo o Climatempo, quanto mais baixa a pressão do ar no centro do ciclone, mais fortes são os ventos e maior o potencial para o desenvolvimento de nuvens muito extensas, que provocam chuva volumosa e forte, ventania, raios e eventualmente granizo.

As nuvens da frente fria que se espalham sobre São Paulo, pelo sul de Minas e sul do Rio de Janeiro com algumas pancadas de chuva, podem ocorrer no decorrer do dia. O restante do Sudeste ainda tem sol, algumas nuvens e calor.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários