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28 de maio de 2023
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Procon de Rio Preto orienta consumidores para compras do Dia das Mães
Procon de Rio Preto orienta consumidores para compras do Dia das Mães
Muitos consumidores ainda têm dúvidas sobre a troca de presentes e a compra feita pela internet; confira
Muitos consumidores ainda têm dúvidas sobre a troca de presentes e a compra feita pela internet; confira
Divulgação

Para o Dia das Mães, a expectativa de vendas do comércio de Rio Preto é de movimento intenso nesta sexta-feira, 12, e sábado, 13. Devido à comemoração, o Procon alerta sobre os direitos dos consumidores na hora da compra.
O diretor do Procon de Rio Preto, Alisson Deniran Oliveira, explica que compras feitas diretamente nas lojas não implicam em uma obrigatoriedade de troca do produto.
"Uma situação é quando se trata de um presente e a pessoa presenteada não está no momento da compra para provar ou escolher o bem. O vendedor não é obrigado a trocar só porque quem ganhou não gostou ou não serviu, por exemplo", explica.
Mesmo assim, muitos estabelecimentos oferecem essa possibilidade, então é recomendado que o consumidor peça o registro das condições.
"O vendedor pode escrever ou carimbar na caixa do produto o prazo para a troca, por exemplo. Se houver um aviso impresso na loja, o consumidor pode fotografar o comunicado", diz Alisson.
Já para as compras realizadas fora de estabelecimentos comerciais, como as feitas pela internet, as regras são diferentes.
"Nesses casos, o consumidor possui um prazo de sete dias a partir do recebimento do produto para a devolução ou troca, sem precisar argumentar o motivo, simplesmente pelo direito de arrependimento. E detalhe: o custo do frete da devolução também deve ser honrado pelo vendedor", acrescenta.
(Com informações da Prefeitura de Rio Preto)
Para o Dia das Mães, a expectativa de vendas do comércio de Rio Preto é de movimento intenso nesta sexta-feira, 12, e sábado, 13. Devido à comemoração, o Procon alerta sobre os direitos dos consumidores na hora da compra.
O diretor do Procon de Rio Preto, Alisson Deniran Oliveira, explica que compras feitas diretamente nas lojas não implicam em uma obrigatoriedade de troca do produto.
"Uma situação é quando se trata de um presente e a pessoa presenteada não está no momento da compra para provar ou escolher o bem. O vendedor não é obrigado a trocar só porque quem ganhou não gostou ou não serviu, por exemplo", explica.
Mesmo assim, muitos estabelecimentos oferecem essa possibilidade, então é recomendado que o consumidor peça o registro das condições.
"O vendedor pode escrever ou carimbar na caixa do produto o prazo para a troca, por exemplo. Se houver um aviso impresso na loja, o consumidor pode fotografar o comunicado", diz Alisson.
Já para as compras realizadas fora de estabelecimentos comerciais, como as feitas pela internet, as regras são diferentes.
"Nesses casos, o consumidor possui um prazo de sete dias a partir do recebimento do produto para a devolução ou troca, sem precisar argumentar o motivo, simplesmente pelo direito de arrependimento. E detalhe: o custo do frete da devolução também deve ser honrado pelo vendedor", acrescenta.
(Com informações da Prefeitura de Rio Preto)
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