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31 de março de 2023
CRAQUES
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Quatro estudantes da região levam medalha de ouro na Olimpíada de Matemática
Quatro estudantes da região levam medalha de ouro na Olimpíada de Matemática
17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foi realizada em 2022
17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foi realizada em 2022
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Entre os 124 alunos que conquistaram medalha de ouro no estado de São Paulo na 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em 2022, estão quatro da região. Os alunos Matheus Hilário dos Santos, de Rio Preto, Kalel Rodrigues de Souza, de Mirassol, Davi Gabriel Peroni Machado, de Cosmorama, e Isabella Cristina de Moraes Alvares, de Monte Azul Paulista, conquistaram a medalha dourada.
O aluno Matheus Hilário dos Santos, 13, do 8º ano do ensino fundamental na escola estadual Alzira Valle Rolemberg, de Rio Preto, conquistou medalha de ouro Nível 1 (6º e 7º anos do ensino fundamental). O estudante pretende seguir carreira na área de exatas, e essa é a segunda vez que participa da competição. Em 2021, na 16ª edição da OBMEP, foi medalhista de bronze. Ele conta que sempre estudou em escola pública e, além do período escolar, dedica duas horas diárias para estudos e realização de tarefas.
“No ano passado, frequentei quinzenalmente na Unesp o Programa de Iniciação Científica (PIC), oferecido pela OBMEP, onde contei com o apoio de alguns professores de lá e também do Projeto de Apoio a Tecnologia e Inovação (Proatec). Estou muito ansioso para chegar o dia da entrega da medalha. Participar foi muito importante, aprendi coisas novas, conquistei desafios, e acredito que isso pode incentivar outros alunos a trilharem o mesmo caminho. Meus amigos sempre me perguntam como são as aulas do PIC e fico muito feliz em poder compartilhar com eles essa experiência”, diz.
Segundo Raquel Teodoro Moreira, professora de matemática que acompanhou Matheus na preparação para participar da olimpíada, essa é a primeira vez que um aluno da escola conquista a medalha de ouro. “A escola, juntamente com os professores, incentiva a trabalhar de maneira mais lúdica, com atividades de cooperação e problematização, com dinâmicas, trazendo uma prévia de competições. A participação dos alunos possibilita dar início a um mundo de desafios e assimilar o processo de maneira mais familiar, preparando para futuros desafios, como vestibulares e concursos”, diz.
Terceiro no Estado
Em Mirassol, o destaque fica por conta do estudante Kalel Rodrigues de Souza, 15, aluno do 1º ano do ensino médio na escola estadual Genaro Domarco. Medalhista de ouro na OBMEP 2022, ele conquistou o 3º lugar no estado de São Paulo disputando o nível 2 (8º e 9º anos do ensino fundamental). Nos anos anteriores, ele também já foi medalhista de ouro e de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Devido a sua colocação, ele foi convidado a participar da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Sua rotina de preparação inclui, além da escola, cerca de três horas diárias de estudos, pelo menos três vezes por semana.
“É muito importante e gratificante a sensação de ter conquistado esta medalha de ouro, ficando em 55º a nível nacional, entre milhões de participantes, e 3º no estado de São Paulo, em minha categoria. É um reconhecimento pelo meu esforço e um grande incentivo para o meu futuro. Desde que haja esforço e dedicação, não existem barreiras. Estou muito ansioso, e também feliz. Saber que sou um dos medalhistas de ouro é muito legal, é muito satisfatório, mas participar da cerimônia nacional e ter a medalha de ouro em mãos é a maior felicidade que um estudante da OBMEP pode ter, ainda mais sendo tão poucas em cada nível”, afirma Kalel.
Paulo Sérgio de Sousa, coordenador pedagógico do ensino fundamental, explica que a escola Genaro Domarco tem como tradição inscrever todos os alunos da instituição na OBMEP. “Com essa iniciativa, aumentamos a possibilidade de identificar os estudantes que se destacam nessa categoria. Aqueles com melhor resultado são encaminhados para a segunda fase, em que há a possibilidade de conquistar a tão sonhada medalha. O resultado da olimpíada é sempre uma grande expectativa para os alunos participantes, e a conquista da medalha tem um grande papel para incentivar as turmas”, diz.
Entre os 124 alunos que conquistaram medalha de ouro no estado de São Paulo na 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em 2022, estão quatro da região. Os alunos Matheus Hilário dos Santos, de Rio Preto, Kalel Rodrigues de Souza, de Mirassol, Davi Gabriel Peroni Machado, de Cosmorama, e Isabella Cristina de Moraes Alvares, de Monte Azul Paulista, conquistaram a medalha dourada.
O aluno Matheus Hilário dos Santos, 13, do 8º ano do ensino fundamental na escola estadual Alzira Valle Rolemberg, de Rio Preto, conquistou medalha de ouro Nível 1 (6º e 7º anos do ensino fundamental). O estudante pretende seguir carreira na área de exatas, e essa é a segunda vez que participa da competição. Em 2021, na 16ª edição da OBMEP, foi medalhista de bronze. Ele conta que sempre estudou em escola pública e, além do período escolar, dedica duas horas diárias para estudos e realização de tarefas.
“No ano passado, frequentei quinzenalmente na Unesp o Programa de Iniciação Científica (PIC), oferecido pela OBMEP, onde contei com o apoio de alguns professores de lá e também do Projeto de Apoio a Tecnologia e Inovação (Proatec). Estou muito ansioso para chegar o dia da entrega da medalha. Participar foi muito importante, aprendi coisas novas, conquistei desafios, e acredito que isso pode incentivar outros alunos a trilharem o mesmo caminho. Meus amigos sempre me perguntam como são as aulas do PIC e fico muito feliz em poder compartilhar com eles essa experiência”, diz.
Segundo Raquel Teodoro Moreira, professora de matemática que acompanhou Matheus na preparação para participar da olimpíada, essa é a primeira vez que um aluno da escola conquista a medalha de ouro. “A escola, juntamente com os professores, incentiva a trabalhar de maneira mais lúdica, com atividades de cooperação e problematização, com dinâmicas, trazendo uma prévia de competições. A participação dos alunos possibilita dar início a um mundo de desafios e assimilar o processo de maneira mais familiar, preparando para futuros desafios, como vestibulares e concursos”, diz.
Terceiro no Estado
Em Mirassol, o destaque fica por conta do estudante Kalel Rodrigues de Souza, 15, aluno do 1º ano do ensino médio na escola estadual Genaro Domarco. Medalhista de ouro na OBMEP 2022, ele conquistou o 3º lugar no estado de São Paulo disputando o nível 2 (8º e 9º anos do ensino fundamental). Nos anos anteriores, ele também já foi medalhista de ouro e de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Devido a sua colocação, ele foi convidado a participar da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Sua rotina de preparação inclui, além da escola, cerca de três horas diárias de estudos, pelo menos três vezes por semana.
“É muito importante e gratificante a sensação de ter conquistado esta medalha de ouro, ficando em 55º a nível nacional, entre milhões de participantes, e 3º no estado de São Paulo, em minha categoria. É um reconhecimento pelo meu esforço e um grande incentivo para o meu futuro. Desde que haja esforço e dedicação, não existem barreiras. Estou muito ansioso, e também feliz. Saber que sou um dos medalhistas de ouro é muito legal, é muito satisfatório, mas participar da cerimônia nacional e ter a medalha de ouro em mãos é a maior felicidade que um estudante da OBMEP pode ter, ainda mais sendo tão poucas em cada nível”, afirma Kalel.
Paulo Sérgio de Sousa, coordenador pedagógico do ensino fundamental, explica que a escola Genaro Domarco tem como tradição inscrever todos os alunos da instituição na OBMEP. “Com essa iniciativa, aumentamos a possibilidade de identificar os estudantes que se destacam nessa categoria. Aqueles com melhor resultado são encaminhados para a segunda fase, em que há a possibilidade de conquistar a tão sonhada medalha. O resultado da olimpíada é sempre uma grande expectativa para os alunos participantes, e a conquista da medalha tem um grande papel para incentivar as turmas”, diz.
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