21 de junho de 2026
DESENVOLVIMENTO

Prefeitura de Piracicaba negocia fábrica com montadora chinesa

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 1 min
Pixabay
A Prefeitura de Piracicaba confirmou que mantém tratativas com uma montadora chinesa

A Prefeitura de Piracicaba confirmou que mantém tratativas com uma montadora chinesa  de veículos para a possível instalação de uma unidade industrial no município.

A informação foi mencionada pelo prefeito Helinho Zanatta durante a inauguração da Gestamp. Em nota, a administração municipal afirma que as negociações seguem em andamento e estão protegidas por cláusulas de confidencialidade entre as partes, além de envolverem concorrência com outros municípios do Estado de São Paulo.

Por esse motivo, a Prefeitura não divulga detalhes como o nome da empresa, o estágio das conversas, estimativas de investimentos, geração de empregos ou condições que possam estar sendo discutidas. Segundo a gestão, a exposição antecipada dessas informações poderia comprometer o processo e reduzir a competitividade de Piracicaba na atração do empreendimento.

A administração reforça que atua de forma permanente para ampliar a atratividade econômica do município, com foco na geração de empregos e no fortalecimento do ambiente de negócios.

Como contexto recente do setor, Piracicaba já foi citada em projetos ligados à indústria de mobilidade. Em abril deste ano, foi anunciado que a cidade será uma das bases da expansão da Higer Bus no Brasil, fabricante chinesa de ônibus, com a instalação de um Centro Técnico prevista para setembro de 2026.

O projeto da Higer prevê uma estrutura de 8 mil m², sendo 4 mil m² de área construída, voltada à nacionalização de componentes, capacitação técnica e operação de um hub logístico de peças. A iniciativa integra a estratégia de consolidação da empresa no país, que também inclui uma sede comercial em São Paulo.

Fundada em 1998, a Higer Bus atua em mais de 150 países e vem ampliando sua presença no mercado brasileiro com foco em tecnologias de eletrificação e hidrogênio, além da adaptação de seus veículos às exigências locais, processo conhecido como “tropicalização”.