13 de dezembro de 2025
FINANÇAS

Banco Central muda regras do Pix e limita transferências; veja

Por Will Baldine | Jornal de Piracicaba |
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
As mudanças envolvem principalmente a definição de horários e limites para operações, com o objetivo de fortalecer a segurança nas transações

O Banco Central estabeleceu novas regras para o uso do Pix, sistema de transferências instantâneas, com impacto direto sobre os usuários em todo o território nacional. As mudanças envolvem principalmente a definição de horários e limites para operações, com o objetivo de fortalecer a segurança nas transações.

Saiba Mais:

A partir das novas diretrizes, o período padrão do Pix diurno passa a ser das 6h às 20h. Esse horário poderá ser estendido até 22h mediante solicitação do cliente junto à instituição financeira. Durante o período diurno, não há limite de valor para transferências entre pessoas físicas.

No período noturno, que inicia às 20h ou 22h (a depender do ajuste feito pelo usuário), o limite para transferências entre pessoas físicas será de R$ 1 mil por operação. Essa medida foi adotada como forma de prevenção a crimes envolvendo movimentações financeiras realizadas durante a noite.

As instituições financeiras devem oferecer aos clientes a possibilidade de personalizar tanto o horário de início do período noturno quanto o valor máximo permitido para transações nesse intervalo. Para aumentar o limite noturno, o pedido precisa ser feito com antecedência e é liberado após 24 horas.

As mudanças seguem determinações do Banco Central implementadas após o aumento de casos de fraudes e crimes envolvendo o Pix desde 2023. Também passa a ser obrigatória a oferta de cadastramento prévio de contas de confiança, o que permite transações acima do limite durante o horário noturno, caso o destinatário esteja na lista autorizada.

As atualizações valem para todos os usuários do sistema, incluindo aqueles que utilizam bancos tradicionais ou instituições digitais. Cada instituição pode aplicar variações no processo de solicitação, sendo recomendável que os clientes consultem as instruções diretamente nos canais oficiais de atendimento.