A história do pastel no Brasil é uma jornada fascinante que se entrelaça com a imigração e a adaptação cultural. Embora seja uma paixão nacional, com destaque especial para o estado de São Paulo, a sua origem é um conto de mistério e reinvenção.
Tudo começou, por volta de 1890, com os imigrantes chineses que chegaram ao país. Eles trouxeram na bagagem o rolinho primavera, uma iguaria de massa folhada e recheio de vegetais. No entanto, a receita original não se adaptou completamente ao paladar brasileiro. A massa folhada foi substituída por uma mais simples e a carne moída, um recheio mais comum por aqui, ganhou o protagonismo.
Mas a verdadeira popularização do pastel ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial, graças aos imigrantes japoneses. Para escapar do preconceito que enfrentavam, eles se disfarçaram e abriram estabelecimentos que pareciam ser tipicamente chineses, como as pastelarias.
Como a comunidade japonesa era bem maior que a chinesa na época, a popularização do pastel foi muito rápida, se espalhando por São Paulo com o aumento das pastelarias e das barracas de feira. Afinal, muitos japoneses trabalhavam como feirantes. De São Paulo, o pastel conquistou o Rio de Janeiro e, gradualmente, o resto do Brasil.
Em Piracicaba, a paixão é ainda maior, com diversas opções de pastelarias para todos os gostos.
Abaixo, apresentamos uma lista das 12 melhores pastelarias da cidade, que você precisa conhecer: