05 de dezembro de 2025
QUATRO DIAS SEM ÁGUA

Falta água e sobra indignação no bairro Cecap, em Piracicaba

Por Will Baldine | Jornal de Piracicaba |
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução
Segundo os moradores, o desabastecimento teve início na última segunda-feira (15) e persiste até o momento

Moradores do Residencial Terras Altas, localizado no bairro Cecap, em Piracicaba, procuraram a redação do Jornal de Piracicaba para relatar problemas relacionados à falta de água no condomínio. Segundo os moradores, o desabastecimento teve início na última segunda-feira (15) e persiste até o momento.

Saiba Mais:

De acordo com informações do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), o problema foi causado pelo rompimento de uma adutora de 600 milímetros, ocorrido na manhã do dia 15, em um ponto de difícil acesso próximo à cabeceira da ponte nas imediações do Lar dos Velhinhos. O Semae informou que o reparo foi concluído e que as operações da rede estão sendo realizadas em capacidade máxima para restabelecer o abastecimento. A autarquia declarou ainda que o fornecimento de água está normalizado.

No entanto, moradores do bairro Cecap afirmam que a situação ainda não foi resolvida. Alessandra Blumen, residente do Residencial Terras Altas, relatou que está enfrentando dificuldades desde o início da semana. “Já faz quatro dias que eu não lavo roupa. As minhas louças estão todas paradas também. Em alguns horários específicos do dia, a água volta, mas é pouca, não é o suficiente pra encher nossa caixa d'água do prédio e ter pressão nas torneiras. Estamos passando por um momento muito difícil”, disse.

Outra moradora, que preferiu não se identificar, afirmou que entrou em contato com o Semae diversas vezes, mas não obteve retorno efetivo. “Eles dizem que o abastecimento vai normalizar no período noturno, mas o que acaba acontecendo é que eles liberam pouquíssima água, e dura por pouco tempo. Depois volta a faltar de novo. A gente entra no site, e lá diz que o abastecimento está normalizado, porém não é o que está acontecendo aqui. Eu e diversos outros moradores já entramos em contato, corremos atrás, mas nada é feito. Nós precisamos de uma solução. Água é essencial. Já imaginou chegar do trabalho e não conseguir tomar banho?”, questionou.

O que diz o SEMAE

O Semae informou que o abastecimento será gradualmente regularizado com a implementação de novos projetos. A primeira obra prevista é a construção de uma adutora que ligará a Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim Fino aos reservatórios da Torre de TV, com conclusão prevista para as próximas semanas.



Em 2026, dois novos reservatórios com capacidade total de mais de 6 milhões de litros devem ser construídos. O plano de obras inclui ainda duas novas adutoras: uma ligando a Torre de TV ao Reservatório Unileste, e outra interligando as regiões do Cecap e Dois Córregos. As intervenções fazem parte de um pacote de investimentos de mais de R$ 300 milhões autorizados pela Agência Reguladora Ares-PCJ, com execução prevista para os próximos dois anos.

O Semae também informou que suas estações de captação, tratamento e distribuição seguem operando em capacidade máxima, e que realiza campanha institucional para o uso racional da água desde o início do ano.

Canais de atendimento do Semae para moradores com problemas no abastecimento:

Site: semaepiracicaba.sp.gov.br

WhatsApp 24h: (19) 3403-9608

Central 24h: 0800 772 9611

Disque 115 (apenas telefone fixo)