05 de dezembro de 2025
DESABASTECIMENTO

Mais de 15 bairros de Piracicaba estão sem água há dois dias

Por Will Baldine | Jornal de Piracicaba |
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução
O Semae informou que uma adutora de 600 milímetros rompeu na manhã de segunda-feira (15), em um ponto de difícil acesso

Mais de 15 bairros de Piracicaba estão sem abastecimento de água há dois dias. O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) informou que uma adutora de 600 milímetros rompeu na manhã de segunda-feira (15), em um ponto de difícil acesso na cabeceira da ponte próxima ao Lar dos Velhinhos.

Saiba Mais:

Segundo a autarquia, a obra emergencial de reparo durou mais de 16 horas, o que comprometeu o fornecimento em diferentes regiões. A adutora Capim Fino–Marechal, mesmo com capacidade de transportar 720 litros de água tratada por segundo, não tem sido suficiente para normalizar o sistema, devido à alta demanda de consumo. O Semae informou que a recuperação dos reservatórios ainda pode levar mais tempo.

Relato dos moradores

Moradores de bairros como Piracicamirim, Jardim Elite e Cecap relataram à redação do Jornal de Piracicaba dificuldades desde o início do desabastecimento.

Segundo Ana Lúcia Negri, “Não tem água na torneira. Estou com uma pia de louças parada porque não tem água. O pouco que tinha na caixa d’água já acabou. Liguei várias vezes no Semae, tenho protocolos anotados, mas a cada ligação o prazo informado para o retorno é diferente”, finaliza a moradora.



Outro morador, que preferiu não se identificar, também relatou problemas. “Chego em casa do trabalho e não tenho água para tomar banho ou fazer necessidades básicas. Pago minhas contas em dia e não tenho retorno do serviço. Cada dia o Semae anuncia um prazo diferente para a normalização, cada hora é uma conversa diferente, aí fica díficil".

Resposta do SEMAE

O Semae Piracicaba informa que, neste momento, os bairros Jardim Elite e Nova América, encontram-se com abastecimento de água retomado. Importante destacar que, a adutora Capim Fino-Marechal, a qual abastece os bairros, mesmo com capacidade de distribuição de 720 litros de água tratada por segundo, devido à alta demanda no consumo de água ainda podem ocorrer desabastecimentos pontuais, tendo a recuperação dos reservatórios destas regiões no período noturno.


A Autarquia reforça que o abastecimento regular nestas regiões será resolvido a partir da execução de modernos projetos envolvendo novas adutoras. A primeira obra que vai minimizar os impactos é a adutora que está sendo construída ligando a ETA Capim Fino aos reservatórios da Torre de TV, a qual deverá ser concluída nas próximas semanas.


Em 2026, serão construídos mais dois novos reservatórios com capacidade total de reservação em mais de 6 milhões de litros. Em fase final de projeto, também serão licitadas obras de duas novas adutoras cujo trajeto compreende a Torre de TV até o Reservatório Unileste e outra que interliga as regiões do Cecap e Dois Córregos, beneficiando a população da região Leste. Todas as ações estão contempladas no plano de investimentos que serão implementados nos próximos dois anos e somam mais de R$ 300 milhões em investimentos já autorizados pela Agência Reguladora Ares PCJ.
O Semae também esclarece que, suas estações de captação, tratamento e distribuição de água, seguem operando em capacidade máxima para minimizar os impactos à população.


Desde o início deste ano, o Semae realiza campanha institucional junto a população por meio da imprensa da cidade alertando para o uso racional da água.
Os moradores que tiverem problemas no abastecimento também podem entrar em contato com a Autarquia pelos seguintes canais de atendimento: site: semaepiracicaba.sp.gov.br , WhatsApp 24h (19) 3403-9608; Central 24h 0800 772 9611 ou disque 115 (somente telefone fixo).