Piracicaba voltou a ser destaque nacional na capoeira. Após a vitória de Elaine Teotonio na Seletiva Musical da 9ª edição da Volta do Mundo Bambas (VMB), realizada em Brasília (DF), agora foi a vez da pequena Alice Sátiro Vieira, de apenas 8 anos, conquistar o primeiro lugar na categoria Infantil/Juvenil da Seletiva Musical do 10º VMB, considerado o maior campeonato de capoeira do mundo.
VEJA MAIS:
O evento aconteceu em Maricá (RJ), entre 10 e 13 de setembro, reunindo atletas de várias partes do país. Filha de pais capoeiristas e músicos – Pamela e Gustavo – Alice é aluna do Mestre Marquinho, na capoeira, e de Elaine Teotonio, na música, no Instituto Afropira, em Piracicaba.
“Eu fiz esta parte de ensaio e gravação como uma vivência e para os alunos conhecerem este universo. Quando recebemos a notícia de que a Alice foi selecionada, foi uma emoção imensa. Ensaiá-la, preparar a música, a interpretação, organizar com Helena Modas, que fez a roupa, e com a Mirian Aguiar, que produziu o penteado, foi mágico. Estamos muito felizes com esta conquista”, celebrou Elaine Teotonio.
Além de Alice, outros alunos do instituto também marcaram presença na competição. Pela Seletiva Esportiva, a jovem Maria Eduarda Souza Christofoletti (Dudinha), na categoria Amador B Feminino, ficou entre as quatro finalistas. Já Gabriel Souza de Almeida (Ligeirinho), na Infantil C Masculino, terminou entre os 16 melhores.
O Afropira ainda contou com atletas convidados de grupos parceiros da região. Entre eles, Regis Victor Esechiel, de Sumaré, foi campeão na categoria Juvenil B Masculino (2010-2011). “Foi uma emoção que não conseguimos explicar. Ele tinha tudo para ganhar, e quando vi a execução do jogo, já senti que conquistaríamos. Meu primeiro atleta mentorado campeão, algo que marcará para sempre minha caminhada”, disse Mestre Marquinho.
Muitos dos atletas chegaram ao VMB após se destacarem na Cicap (Copa Interior de Capoeira), realizada em julho em Piracicaba, que reuniu 100 atletas de 44 municípios. Os cinco melhores de cada categoria garantiram vaga para a seletiva.
Entre eles, estiveram ainda Mariana Lopes Sales (Asa Branca), de Itapevi, Osmar Fraga Sobrinho (Mazinho), de Alvorada do Sul, e Luany Rafaele Saran (Cabeluda), de Americana, todos conquistando o 2º lugar em suas respectivas categorias.
Com formação em Educação Física e pesquisa sobre o capoeirista como atleta de alto rendimento, Mestre Marquinho vem investindo na preparação de jovens talentos. Ao lado de Elaine, estruturou uma equipe de treinamento voltada para atletas que desejam competir em alto nível, inclusive integrando capoeiristas de outros grupos.
O trabalho já tem rendido frutos: cada vez mais alunos e parceiros do Instituto Afropira conquistam espaço nos principais campeonatos de capoeira do país, mostrando o potencial da cidade e região no cenário nacional.