05 de dezembro de 2025
EM PIRACICABA

Programa EducaTrilha celebra 10 anos com Moção de Aplausos

Por Bia Xavier - JP |
| Tempo de leitura: 3 min
Foto: Guilherme Leite
Projeto EducaTrilha completa 10 anos e é homenageado pela Câmara de Vereadores.

O programa “EducaTrilha na Escola” foi homenageado na última quinta-feira (11), na Câmara de Vereadores de Piracicaba, com uma Moção de Aplausos pelos 10 anos de atividades. A iniciativa recebeu reconhecimento pela relevância de suas ações em educação, meio ambiente e cultura, com impacto direto na comunidade escolar e no entorno.

VEJA MAIS:

A proposta da moção partiu dos vereadores Silvia Morales (Mandato Coletivo “A Cidade é Sua” – PV), Rai de Almeida (PT), Zezinho Pereira (União Brasil) e Wagner Oliveira, o Wagnão (PSD), sendo aprovada por unanimidade.

Para Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA/SEMIL), idealizadora e coordenadora do programa, a homenagem simboliza o reconhecimento de um projeto construído coletivamente. “É um sonho construído a muitas mãos, a partir de uma pesquisa científica que trouxe a ideia do programa e, ao longo do tempo, tantas pessoas e instituições aceitaram o convite de estar conosco e fazer parte desse sonho coletivo. Esse é um reconhecimento desse trabalho, em que todos nós estamos unidos, contribuindo para construir sociedades sustentáveis. É um programa permanente, continuado, que vem transformando vidas”, afirmou.

O educador socioambiental Bruno Parizotto Juliani, do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, também coordenador do EducaTrilha, destacou a importância da experiência. “O EducaTrilha é uma construção contínua, aberta e coletiva. Perceber os resultados de todo esse trabalho nos relatos dos professores e alunos que já vivenciaram o programa reforça a ideia de uma educação realmente transformadora.”

Estrutura do programa

A edição de 2025 é realizada pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Prefeitura de Piracicaba (por meio do NEA), projeto Corredor Caipira: Conectando Paisagens e Pessoas, Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/Esalq/USP) e Fundação Florestal, com patrocínio da CJ do Brasil e da Oji Papéis Especiais.

Conta ainda com apoio de diversas secretarias municipais, órgãos ambientais, coletivos, OSCIPs, institutos e universidades. Essa rede de parceiros fortalece a proposta de um programa contínuo e plural, que alia educação, ciência, cultura e cidadania.

10 anos de história

Criado em 2015, o EducaTrilha atua com escolas municipais, estaduais e particulares, oferecendo formação para professores, oficinas, tutorias e visitas à Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi). O objetivo é estimular práticas educativas críticas, participativas e integradas às políticas públicas de educação ambiental, além de dialogar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Ao longo de sua trajetória, o programa já beneficiou mais de 33 mil pessoas – o equivalente a 7,5% da população de Piracicaba. Em 2016, recebeu o prêmio Destaque Ambiental do COMDEMA, e em 2023, as escolas vencedoras do concurso anual também foram homenageadas pela Câmara.

O embasamento científico do projeto está na tese de doutorado de Maria Luísa Bonazzi Palmieri, defendida em 2018, que analisou a contribuição da educação ambiental em áreas protegidas para a escola.

Hoje, consolidado como referência, o EducaTrilha segue transformando a relação entre educação, meio ambiente e sociedade, sendo reconhecido não apenas como projeto pedagógico, mas como movimento coletivo de transformação social.